CulturaNotícias

Infância de Manoel de Barros inspira teatro aos pequenos de toda idade

Compartilhar:

Neste fim de semana acontecem as últimas performances on-line de uma peça teatral inspirada na obra e infância de um pequeno Manoel de Barros – o nosso eterno “velho poeta”. Seja de qualquer idade, o público adulto ou recheado de crianças poderá conferir as apresentações que seguem gratuitas apenas no sábado e domingo, com transmissão via YouTube sempre às 16h (horário de MS).

O espetáculo “Meu quintal é maior do que o mundo”, criado pelo Teatro Widia, de Santos, município do litoral paulista, teve sua estreia em 2015 e – com a pandemia de covid-19 – retornou agora em formato adaptado ao ambiente digital, com uso de câmeras de celulares nas brincadeiras teatrais e com ilustrações do artista Rodiney Assunção.

O que era para ser apenas um experimento cênico naquele ano, virou uma intensa pesquisa sobre a publicação “Memórias Inventadas – As Infâncias de Manoel de Barros” (Alfaguara, 112 páginas). Com linguagens teatrais focadas na infância e juventude, o grupo abraços a música, os instrumentos regionais pantaneiros, as expressões idiomáticas e brincadeiras de quintal.

“Partimos das brincadeiras de infância, da memória em movimento e seus simulacros para construir o espetáculo. É o encontro do fato relatado e do imaginário que o reproduz, utilizando pernas de latas, bilboquê e carrinhos de lata, bolas de meia, caixote de madeira, lençóis, dobraduras de papel, cordas, entre outros brinquedos, para envolver o público”, comenta o diretor e corumbaense Platão Capurro Filho.

Confira um teaser de como era a peça antes da pandemia:

A opção por retornar a peça baseada na infância de Manoel de Barros é uma maneira do grupo oferecer à criançada sugestões de como se reinventar em tempos em que a vida cotidiana parece tão desumanizada.

O que antes tinha a rua como palco teve que se “confinar” dentro de casa. Por isso, alguns trechos da versão original foram substituídos por outros que dão mais dinâmica à apresentação virtual e compensam a impossibilidade da interação presencial que sempre marcou o projeto.

Dessa forma, a utilização da câmera e do celular como ferramenta torna a narração e a interpretação adequadas à linguagem audiovisual. Ao mesmo tempo, o uso do espaço e mobiliário que cada integrante possui em sua respectiva residência formaram uma nova roupagem – que aguça a curiosidade a cada cena.

Com a agenda cancelada em 2020, o espetáculo retornou graças ao financiamento da Lei Aldir Blanc, contemplada pelo Proac Lab Expresso do Estado de São Paulo.

Para conferir “Meu quintal é maior do que o mundo”, basta acessar gratuitamente o canal do YouTube do coletivo pontualmente às 16h deste sábado (24) e domingo (25).

 

Fonte:CGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo