Nos últimos meses, as pessoas que compraram os lançamentos de celulares das marcas Samsung e Apple se depararam com a ausência de carregadores ao abrir a caixa do produto. No entanto, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) quer fechar um acordo para que as empresas voltem a enviar o acessório com os smartphones.
Em novembro do ano passado, a secretaria do Ministério da Justiça já havia pedido explicações das duas marcas sobre a mudança. O órgão não aceitou as justificativas e agora está propondo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Caso não cheguem a um acordo, as empresas poderão pagar uma multa de até R$ 10 milhões.
Meio ambiente
Segundo as empresas, a decisão foi motivada por questões ambientais. A Apple, que parou de enviar os carregadores no lançamento do iPhone 12, afirmou que o objetivo é reduzir o lixo eletrônico do meio ambiente. Em março, o Procon-SP multou a empresa em R$ 10 milhões pela ausência de carregador, por praticar “propaganda enganosa” e por impor cláusulas consideradas abusivas aos consumidores.
Já a Samsung parou de enviar o adaptador para os clientes com o lançamento do Samsung Galaxy S21. No entanto, a empresa fez um acordo com a entidade de defesa do consumidor e ofereceu o dispositivo de gratuitamente durante a pré-venda do smartphone.
Fonte:TecMundo