Nesta quinta-feira (15), Marc Márquez passou pela última barreira que o separava do retorno à MotoGP neste final de semana após nove meses afastado. O hexacampeão foi aprovado com êxito no exame médico ao qual foi submetido no Circuito de Portimão, sendo declarado apto a disputar o GP de Portugal.
O piloto da Honda, que volta neste fim de semana após quase nove meses afastado das pistas por conta de uma fratura no braço direito causado em seu grave acidente no GP da Espanha do ano passado, precisava passar por essa etapa para poder subir novamente em sua RC213V em Portimão.
Na ocasião, Márquez tentou retornar apenas quatro dias após a primeira cirurgia feita em seu braço devido à fratura, mas o hexacampeão acabou abandonando sua volta precoce afirmando que não tinha uma boa sensação em seu braço.
O stress colocado em seu braço na ocasião fez com que a placa de titânico colocada para fixar o osso acabasse se partindo, forçando uma segunda operação, que deu início aos problemas do espanhol.