CulturaDestaqueEconomiaNotíciasPolítica

Workshop online reúne mulheres para construir um Brasil Certo

Compartilhar:

O Brasil Certo tem o objetivo de preparar e formar lideranças femininas. No último sábado (27) a Senadora Soraya Thronicke, presidente do PSL Mulher Nacional e idealizadora do projeto, juntamente com a Helen Cury, coordenadora do programa em Mato Grosso do Sul, reuniram quase 40 lideranças femininas, representando todas as regiões do estado para apresentar estratégias e construir ações do Brasil Certo nos municípios. “Eu acabei de fazer uma reunião de emergência com o Ministro da Saúde, juntamente com a bancada federal do Mato Grosso do Sul, para tratar da situação da pandemia no nosso estado. Estamos enfrentando momentos difíceis, precisamos resgatar o patriotismo e unir o Brasil. Eu vesti a camisa do Brasil Certo, temos que construir a solução juntas”, comentou a senadora. O projeto traz exemplos de pessoas simples que, com apenas uma ação, muda diariamente a vida de uma comunidade. A indígena de Dourados (MS), Dara Ramires Lemos, que fez medicina e retornou a sua aldeia para atender a aldeia é um desses exemplos.

Helen explicou as ações do projeto, mostrou como cursos e palestras online ajudarão a formar lideranças, assim como destacou a importância de começar com pequenas ações. “Queremos formar um grupo de pessoas que queiram fazer o certo”, comentou. A primeira tarefa para as mulheres presentes foi a definição de ações práticas para cada região do estado. Heliane Nunez da Silva Villasanti Romero, arquiteta e urbanista, coordenadora do PSL Mulher de Campo Grande, destacou que “O Brasil Certo veio para nos orientar e nos dar um suporte para melhorar nossos municípios. Se cada uma de nós fizer a sua parte, vamos ajudar o município, cuidar das pessoas e o Brasil vai ficar melhor”.

O projeto piloto do Brasil Certo foi implantado em Dourados (MS) e já conquistou resultados práticos. Priscila Thronicke Rodrigues e Mauro Thronicke, presidente do PSL em Dourados, apresentaram alguns exemplos. No município, o presídio feminino criou uma horta que abastece as detentas. São elas que cuidam da plantação. “Num dos bairros mais carentes do município conseguimos com a Igreja uma área para fazermos o mesmo. As detentas nos ajudarão a fazer o plantio, o cultivo e a manutenção da área e ensinarão as pessoas do bairro a como cuidar da horta que vai abastecer a região”, contou Mauro Thronicke. O líder do partido conseguiu ainda apoio das lojas agropecuárias e a ideia é de melhorar a alimentação dos moradores, mas também garantir um meio de sobrevivência, uma vez que poderão comercializar o material produzido.

Nem sempre é possível contar com verba pública
Na reunião também ficou evidenciado que nem sempre é possível contar com verba pública. A ação da bibliotecária Maria Marta dos Santos, de Dourados, que faz bonecos para estimular a leitura dos alunos da rede pública e reutiliza tecidos descartados para fabricá-los é um exemplo. Com poucos recursos, ela cria fantoches e a partir deles, histórias para estimular a curiosidade dos alunos.  Maria Marta também ensina as mulheres a criar esses fantoches que podem ser usados para complementar a renda.

Precisamos de mulheres como lideranças
A senadora Soraya Thronicke, presidente do PSL Mulher, falou da necessidade de lideranças femininas e sobre a importância desse projeto para levar mais candidatas às Câmaras de Vereadores, prefeituras, em todos os níveis da política. “Os partidos têm a obrigação de ter 30% de mulheres como candidatas, temos 30% dos recursos para as candidaturas femininas. Tem sido muito difícil vermos mulheres se candidatando. Hoje, temos uma estrutura de capacitação e, queremos ver a mulher abraçando esse espaço”, comentou a senadora.

Sobre o Brasil Certo
O Brasil Certo quer incentivar a cidadania responsável, em busca de soluções definitivas para os problemas verificados em cidades de todo o País. O projeto foi idealizado pela senadora e presidente do PSL Mulher, Soraya Thronicke. Além de casos de mulheres inspiradoras, o projeto vai levar mais de 50 cursos on-line. A proposta é orientar as mulheres sobre como participar da política de forma responsável, defender seus direitos, fiscalizar recursos públicos, mobilizar a comunidade e se comunicar de forma eficaz nas redes sociais. Para saber mais, acesse: www.brasilcerto.com.br

Fonte: SatoCom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo