Meio AmbienteNotícias

Polícia Ambiental celebra 34 anos com campanha educativa

Compartilhar:

A Polícia Militar Ambiental completou 34 anos ontem e celebra o aniversário com a campanha “Óleo do Bem Ambiental”, além de homenagens a todos os ex-comandantes da corporação.

O tenente-coronel Queiroz explica que as comemorações estão restritas por conta da pandemia.

“Nós sempre fazemos ações de educação ambiental, em que são atendidos mais de 20 mil alunos por ano, principalmente nesta semana, mas, como nossas atividades estão suspensas desde o início da pandemia, decidimos fazer algo diferente”, contou.

A nova campanha começa na segunda-feira (22), quando será comemorado o Dia Internacional da Água, e consiste no recolhimento de óleo de cozinha já usado, doado por empresários do ramo de alimentação conveniados à Câmara de Dirigentes Lojistas e coletado pelo Batalhão Ambiental para produção de sabão de álcool caseiro pelos funcionários e voluntários do Projeto Florestinha.

O sabão de álcool será distribuído entre as famílias dos alunos do projeto e instituições filantrópicas que estão sendo cadastradas, como asilos, casas de abrigo, entre outras. A entrega do material às instituições acontecerá durante toda semana de 22 a 26 de março, no período da manhã e tarde, respeitando-se as regras de biossegurança.

Além da campanha, todos os ex-comandantes, desde o ano de 1987, da criação do Batalhão, serão homenageados. Dois comandantes por dia foram convidados para almoçar com o comandante e o subcomandante e inaugurar sua foto no novo painel de ex-comandantes da Polícia Militar Ambiental. Eles receberão uma placa personalizada com o símbolo do Batalhão.

Ao todo, serão 14 homenageados. Terça-feira (16) foi a vez do deputado estadual Coronel David e Coronel Castro. As homenagens continuarão, inclusive, in memoriam ao Coronel Derzi Mathias Rodrigues, que dá nome ao Batalhão.

HISTÓRIA

A Polícia Militar Ambiental de MS foi criada a partir da extinção do Instituto de Controle Ambiental (Inamb), órgão responsável à época pela fiscalização ambiental no Estado.

As atribuições relativas à fiscalização administrativa do órgão extinto foram repassadas à então Polícia Militar Florestal (CIPMFlo). Em 19 de março de 1987, a Companhia Independente de Polícia Militar Florestal (CIPMFlo) foi criada pelo Comando-Geral da Polícia Militar.

Com sede em Corumbá, iniciou suas atividades com apenas 80 policiais militares.

Foi uma fase extremamente repressiva, quando basicamente o policiamento e a fiscalização destinavam-se a coibir a caça ao jacaré.

 

Fonte:CE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo