NotíciasTurismo

Turismo só voltará ao patamar pré-pandemia em 2023, segundo projeção

Compartilhar:

As marcas deixadas pela pandemia do Covid-19 no setor de turismo vão demorar um tempo considerável para desaparecer, de acordo com estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A expectativa de crescimento na receita de serviços do setor em 2021 já era baixa, ficando na casa dos 3,7%, mas, com base em outros dados divulgados recentemente, caiu para 3,5%.

A CNC se baseou em dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é de que o setor tenha uma queda de quase 10% no faturamento deste ano e 2022 não reserve nenhuma expectativa de melhora. Ainda de acordo com a projeção, a verdadeira recuperação só acontecerá no segundo trimestre de 2023, quando o turismo finalmente voltará a ser o que era antes da pandemia.

Segundo dados do IBGE, o turismo teve uma queda de 36,7% em 2020, se comparado com 2019. Todas as 12 unidades da federação apresentaram números negativos, com o Rio Grande do Sul liderando, com uma queda de 43% na receita, seguido de São Paulo, com 40%, e Bahia, com 37,2%.

Acredita-se que 2023 será um ano verdadeiramente positivo para o setor, pois é quando se espera que o mundo esteja completamente recuperado dos danos causados pela pandemia. Ainda que muitos países já tenham iniciado a vacinação contra o Covid-19, a maioria da população global ainda não foi vacinada, e esse é um processo que levará algum tempo. Então, mesmo já apresentando uma melhora em comparação com 2020, 2021 não deverá um ano tão próspero para o turismo.

O mundo todo já está se movimentando para garantir o retorno das atividades turísticas o quanto antes. Além de um grande planejamento, que já está em andamento para a realização de viagens seguras, também estão sendo escolhidos a dedo alguns lugares privilegiados que podem receber o selo internacional “Safe Travels”, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), para indicar que aquele destino é 100% seguro.

No Brasil, Bonito (MS), uma das principais atrações turísticas do país, já está de acordo com todos os protocolos de biossegurança e recebeu o selo de viagem segura. Aqueles que planejam fazer uma viagem ainda este ano precisam verificar se o destino possui este selo, então garantir uma passagem aérea para Bonito é uma ótima forma de voltar a viajar, sem correr riscos!

Fonte: por Daniel Suzumura

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo