CidadeDestaqueNotícias

É difícil ser mulher, mas é maravilhoso! Por Loiva Schiavo

Compartilhar:

Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nós do BonitoNet estaremos homenageando-as por meio de algumas mulheres que atuam na cidade de Bonito e representam o poder da mulher em várias áreas de atuação.

Começamos com o depoimento da vereadora Loiva Schiavo:

‘Sou Loiva Heidecke Schiavo, administrativa da educação, catequista, filha, mãe, esposa, ex-secretária municipal de educação, ex-assessora da gerência de patrimonial histórico e culturas da FCMS, ex-professora da FUNLEC, Instituto RENOVO e Pestalozzi, fui também recepcionista no hospital Santo
Aleixo, funcionária do supermercado Zava e Trindade citei pois, convivendo com essas pessoas, construí na vida, minhas redes de relacionamento e referências para estar escrevendo-lhes  um pouquinho de minha história profissional com referência ao Dia Internacional da Mulher e o protagonismo feminino.

Sou de origem bem humilde, de um distrito de Ijuí/RS, chamado Ajuricaba, de uma família de 4 irmãos, minha família migrou para Dourados na década de 70, para tentar uma vida melhor, tenho muito orgulho de minha família, da família que adotei ao casar-me com o Schiavo em 1993 pois são pessoas que não tem preguiça de trabalhar e prezam pela honestidade.

Tivemos uma infância com bastante dificuldades, carpindo lotes na Vila América para ajudar em casa. E lembro-me de minha mãe sempre orientando a estudar e meu pai trabalhando muito para sustentar a todos. Mamãe alfabetizou-me em casa e somente aos nove anos tive a alegria de frequentar a Escola Falcão e a Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, onde hoje sou concursada e trabalho.

E por acreditar que o estudo é o melhor caminho, fiz Magistério, Faculdade de Administração e Especialização em Psicopedagogia e estou vereadora.

Compreendendo que tudo na vida depende da educação e da política, para uma educação melhor, saúde, esporte, enfim, desde a filiar-me e militar politicamente como uma forma para tentar melhorar a realidade e mostrar a representatividade da mulher na sociedade, a afirmar que temos que ser a
mulher possível, e não a mulher maravilha. E digo sempre: ame-se em primeiro lugar e acredite que não há função de homem e função de mulher, todos temos capacidades iguais e queremos respeito.

Nós não estamos lutando para sermos melhor que os homens, nós estamos lutando para termos as mesmas condições, os mesmos respeitos, os mesmos direitos. Lutando contra a violência, feminicídio, equidade de gênero… em suma na vida o andar olhando para frente se tornou um escudo contra a
ironia, o deboche para intimidar, denegrir, baixar a auto-estima ou o valor da mulher só por ser mulher, são situações vividas!

Mas aprendi e não abaixo a cabeça- não mais. Me dói ver mulheres andando e perceber esse padrão – o de literalmente olhar para o chão. Assim nós diminuímos, reprimimos, sofremos pelo fato de sermos mulheres num mundo machista. Difícil apontar as dificuldades e as facilidades de ser mulher no
mundo atual. Ser mulher me faz livre e desafia provar a mim mesma que sou capaz de me comprometer a viver a vida que eu quisesse, ser feliz. Por isso sei que você mulher, é capaz de tomar as rédeas da sua própria viva com consciência, estudo e liberdade e lutarmos juntas por uma sociedade mais
justas. Queremos conquistar o nosso lugar sem fingir que somos meninos.

Nós vivemos o tempo todo em tribunal sendo julgada pela condição feminina. Como podemos melhorar esse quadro? Com Políticas afirmativas—cotas- dar condição de igualdade; Programas de apoio as mulheres; Conhecimento, é o melhor armamento, conhecimento ninguém tira da gente.

Quero aqui desejar um FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES!”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo