A chuva se espalha por boa parte dos três estados e deve ser pontualmente forte no norte de Santa Catarina e no Paraná. Atenção aos acumulados mais expressivos, com chuvas alternadas a períodos de melhoria, ao longo da faixa litorânea desde o litoral norte gaúcho até o litoral paranaense, por causa dos ventos que sopram do mar.
Por outro lado, as instabilidades diminuem sobre o Rio Grande do Sul e a chuva é mais fraca e isolada no norte, leste e região metropolitana de Porto Alegre. A entrada de uma massa de ar mais seco no território gaúcho já deixa o tempo completamente firme no oeste, parte do centro e também na Campanha. A temperatura não chega a cair à tarde, mas os ventos de sul deixam a próxima noite e madrugada mais fresca no Rio Grande do Sul.
Sudeste
Uma nova frente fria em alto-mar, na altura do estado de São Paulo, passa a organizar um corredor de umidade da Amazônia. Junto com o calor e outras áreas de instabilidade, isso traz os temporais de volta, acompanhados por raios, ventania e eventual queda de granizo nos quatro estados.
A chuva pode ser especialmente volumosa no norte e na serra fluminense, com condição para alagamentos, além do leste e sul paulista e também no sul, centro e norte de Minas Gerais. Por causa do solo encharcado dos dias anteriores, atenção para transtornos em áreas de risco.
Nordeste
Uma região de alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens de chuva e o tempo fica seco, quente e ensolarado numa área que vai desde o centro da Bahia até o sertão de Pernambuco.
A presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e também instabilidades tropicais ainda mantêm a condição para pancadas de chuva com trovoadas e ventos moderados. A chuva é mais intensa no norte do Maranhão e no oeste da Bahia. Mas, mesmo com a chuva, a sensação é de abafamento.
Norte
A Alta da Bolívia e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), junto com um corredor de umidade da Amazônia, seguem deixando o tempo instável na região. A chuva é abrangente, com destaque para o Amazonas e o Pará. Atenção também para ventos moderados em Roraima, Amapá e o norte paraense. Mesmo com a condição para chuva, o tempo segue abafado em todos os estados.
Fonte: CanalRural