A família de uma idosa de Macaé (RJ) está processando a cantora Anitta por exposição da imagem de Maria Ilza de Azevedo Silva, de 72 anos, na série documental “Made in Honório”, que conta os bastidores da vida pessoal e profissional da cantora, lançada na Netflix em 16 de dezembro de 2020.
O trecho da série mostra Dona Ilza sentada no sofá da casa da artista. A fã dá um presente para cantora, que logo agradece. Mas, em seguida, Anitta aparece em outro cômodo da casa reclamando do episódio. A artista aparece irritada e questiona como a idosa conseguiu entrar na residência.
“É isso o tipo de coisa que acontece na minha vida. É isso aí as coisas que acontecem na minha casa. De repente eu olho e tem uma fã sentada no sofá. Quem chamou? Por quê? Então, para você que é meu fã, já sabe, né? Entrou aqui no condomínio, veio aqui pra porta de casa, minha mãe coloca você pra dentro e é isso. Toma café, acorda, dorme”, disse Anitta no vídeo.
Em outro vídeo, já nas redes sociais, Anitta volta a falar sobre o acesso de fãs à sua residência.
“Qualquer ser humano que entrar na minha casa sem ser convidado… Já aconteceu, inclusive, duas vezes e eu tratei foi muito mal, viu? Quase tirei a vassourada. E se fizer de novo vou tratar mal de novo. Não vem na minha casa não”, disse a cantora na ocasião.
Processo da família de idosa fã da Anitta pede retirada de trecho do episódio em que Dona Ilza aparece — Foto: Reprodução/Inter TV
“Eu perguntei para ela várias vezes ‘Mãe, você assinou algum documento?’, e ela disse que não. Inclusive, ela não sabia nem que estava sendo filmada. No episódio dá pra ver que ela fica olhando pra Anitta o tempo inteiro. Ela não olha pra câmera. Ainda mais uma pessoa que não está acostumada com isso, no mínimo, ela olharia pro lado pra ver a câmera. Ela realmente não sabia que estava sendo filmada”, diz a neta, que considera a avó como mãe, Gabriela Pinheiro.
Para a família de Dona Ilza, este episódio não poderia ter vindo em pior hora. Isso porque, a idosa estava internada por decorrência da Covid-19 desde novembro e ficou sabendo de toda polêmica de dentro do hospital. Felizmente, no início da semana, ela teve alta e voltou pra casa.
“Minha avó estava no hospital e de repente amigos e vizinhos começaram a ligar falando da série. Fui ver e minha avó realmente aparecia. Quando ela soube, ficou muito constrangida, assim como a gente”, disse Gabriela.
Posicionamento
A assessoria de imprensa da cantora afirmou que ela não foi notificada sobre o caso e reforçou que a ideia da série é mostrar a realidade da vida de Anitta.
No Twitter, Anitta disse terem autorização de imagem para a série — Foto: Reprodução/Redes sociais
Em uma publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (14), Anitta escreveu “Sim. Temos autorização de imagem”. A cantora não deixou claro que a fala se tratava do caso de Dona Ilza, mas os fãs relacionaram a postagem da artista ao episódio.
Também em nota, a Netflix disse que não se pronuncia sobre processos em andamento. Já a produtora Conspiração Filmes disse que tomou conhecimento do processo pela imprensa e que ainda não foi notificada, por isso não vai se manifestar, mas disse que a produção tem sim autorização de imagem e voz de Dona Ilza.
Fonte:G1