Meio AmbienteNotícias

De forma preventiva, Pantanal ganha nova brigada para combater queimadas

Compartilhar:

O distrito de Porto Esperança, localizado às margens do Rio Paraguai, ganha uma nova brigada para combate ao fogo. A região, que fica a 72 quilômetros de Corumbá e mais 20 minutos de travessia pelo Rio Paraguai, é composta por 48 famílias e sofreu recentemente com as queimadas.

Segundo informações do WWF Brasil, na ocasião, os próprios moradores improvisaram para socorrer a mata e os animais cercados pelas chamas, recebendo ajuda do Corpo de Bombeiros horas depois.

Esse fato não foi isolado e faz parte da grande queima que consumiu em 2020 mais de 4,4 milhões de hectares no Pantanal, 30% da área total do bioma.

Agora, a comunidade se prepara para combater incêndios futuros. Desta vez de forma organizada e com equipamentos adequados, com o apoio da Ecoa (Ecologia em Ação) por meio do projeto transfronteiriço ECCOS, com suporte da União Europeia e do WWF-Brasil.

Um curso foi ministrado pelo Prevfogo (Centro Especializado de Prevenção e combate a incêndios florestais, órgão ligado ao Ibama) com o objetivo de formar brigadistas comunitários.

A iniciativa partiu da atenção do chefe da Brigada Pantanal do Prevfogo, Ruberval Dimas do Patrocínio que percebeu a difícil travessia e o isolamento da comunidade como entraves no combate ao fogo.

Ele contatou a Ong Ecoa e falou da necessidade da formação de brigada comunitária. Dessa discussão foi definida a realização do curso de brigadistas comunitários, fruto da parceria já existente com o WWF-Brasil.

Os oito recém-formados brigadistas aprenderam a manejar sopradores, queimadores para incêndio controlado (pinga-fogo) e abafadores. Eles serão multiplicadores das técnicas e poderão agir na proteção da região.

José Domingos Benites, um dos participantes do curso disse que a experiência que está tendo é muito importante. “Se acontecer um incêndio de novo, Deus ajude que não, a gente já vai saber o que fazer até a chegada da equipe e dar continuidade no combate”.

Outro participante, o Amarildo Pereira Mendes citou as técnicas aprendidas em queimada na ilha com uso dos equipamentos. “Aprendemos o básico para apagar o fogo. Isso é muito importante”.

A Ecoa organizou a realização do treinamento de brigadistas oferecendo apoio logístico para a equipe do Prevfogo e transportando o material doado pelo WWF-Brasil – 7 kits completos, contendo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), uniformes e equipamentos de combate ao fogo.

O diretor – presidente da Ong, André Luiz Siqueira disse que o envolvimento dos parceiros é fundamental e chega em momento importante, em que são necessárias medidas preventivas. “Acaba reverberando para outras instituições, mostra que precisam se envolver no tema incêndio”, afirmou.

 

 

 

Fonte:CE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo