Duas antas, sendo mãe e filhote, foram flagradas mergulhando tranquilamente no fundo de em um rio de águas cristalinas em Jardim.
O responsável pelo flagrante, é o fotógrafo de natureza Fernando Maydana, de 28 anos. A imagem feita no Recanto do Rio da Prata, em outubro, viralizou na última semana após ser publicada na página Pantanal Pesca.
No vídeo, é possível ver as duas antas nadando e em determinado momento, elas tocam as patas no fundo do solo do rio levantando uma nuvem de terra.
Elas acabam sendo acompanhadas por dezenas de peixes. Impressionado com o passeio dos animais, Maydana afirma que ficou também surpreso ao presenciar o momento: “Essa foi a cena mais incrível que já capturei”, e ainda acrescentou:
“É gratificante trabalhar nesse lugar. Um ambiente que é possível encontrar várias espécies de animais, realmente é um privilégio para poucos”, explicou ao G1.
Conforme o fotógrafo, que também é monitor ambiental e está há dois anos capturando registros de animais silvestres, ele explica que sempre observava as antas que aparecem no vídeo passeando próximo ao leito do rio:
“Já faz um bom tempo que venho flagrando essas duas [antas]. Elas passam aqui mas sempre com a metade do corpo para fora da água. Dessa vez, como estava sozinho, decidi utilizar minha go-pro e consegui esse lindo registro”, reforçou.
Maydana ainda explica que os dois animais sempre sobem o rio da Prata com destino a nascente do Rio Olho D’água para se alimentarem. Ele conta que nesse dia decidiu permanecer praticamente imóvel para não espantar as duas antas e assim fazer o flagrante.
“Elas sempre passavam muito rápido por aqui, mas como agora não havia ninguém no local, foi possível vê-las mergulhando tão bem no fundo dessa água cristalina. Realmente posso descrever esse momento como mágico”, finaliza.
Fonte: G1