CidadeDestaqueNotícias

“IDB apresenta ações em Bonito contra o coronavírus”

Compartilhar:

NOTA OFICIAL- IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito)

O IDB – Instituto de Desenvolvimento de Bonito – entidade formada por associações representantes do trade turístico de Bonito – vem a público relatar as ações realizadas por todo o setor privado no controle e combate à Covid-19.

1- Março/2020 – suspensão das atividades relacionadas ao turismo e outras não essenciais – hotéis, bares, restaurantes, comércio, agências de turismo, serviços de transporte relacionados a atrativos turísticos – de forma a garantir a saúde de todos;

2- Imediatamente deu início a estudos técnicos que indicassem quais medidas e cuidados seriam necessários para com a saúde de seus colaboradores e visitantes no momento em que o retorno do turismo fosse possível. 

3- Apresentou ao Comitê responsável pelas ações relativas à pandemia 7 Protocolos de Biossegurança elaborados em conjunto com o Sebrae/Sesi MS, envolvendo profissionais da área médica, técnicos e gestores privados de hotelaria, atrativos turísticos, bares e restaurantes, transporte, comércio, agências de viagem, guias de turismo.

4 -Com a reabertura autorizada em Julho/2020, firmou parceria com o Sistema S – Sebrae/MS, Sesi/MS e Senac/MS para a implantação do Selo Bonito Seguro, que ofereceu consultorias gratuitas em saúde, segurança e outras ações que são importantes para a retomada das atividades turísticas e ajudaram no combate novo coronavírus.

5- Nos passeios o uso de máscara é obrigatório e a quantidade de visitantes foi extremamente reduzida. Todos os equipamentos usados nas atividades são devidamente higienizados e álcool em gel é disponibilizado em vários pontos dos atrativos.

6- Os hotéis, restaurantes e os bares também realizam uma ‘força-tarefa’ para conseguir cumprir as regras estabelecidas. Além do uso de máscara obrigatório e placas de sinalização, toda hotelaria reduziu em até 50% o número de hóspedes. O mesmo aconteceu e segue acontecendo nos bares e restaurantes que também diminuiu drasticamente o número de clientes para evitar aglomerações.

7-O IDB, através de recursos das associações que o compõe, doou cestas básicas a famílias que enfrentavam dificuldades financeiras, também custeou a produção local e distribuiu centenas de máscaras de proteção, iniciativa que gerou renda para pessoas necessitadas e contribuiu para o controle da disseminação da Covid-19 no âmbito do município. 

Todas as associações do trade turístico e também o IDB, entidade que as congrega, empenharam-se em conjunto e isoladamente para divulgar e observar o cumprimento das centenas de medidas dos 7 Protocolos de Biossegurança.

Em ações de comunicação que atingiram centenas de milhares de turistas potenciais em todo o Brasil, o IDB conscientizou o público a seguir as recomendações de segurança e – mesmo não tendo autoridade sobre o espaço público – orientou as pessoas que pensavam em vir para Bonito a não promoverem aglomerações em áreas públicas, observando as determinações dos policiais militares.

Que se tenha notícia, nenhum outro destino nacional ou internacional se mobilizou de forma tão ampla e incisiva. O IDB entende que a luta contra a Covid-19 coloca do mesmo lado, no mesmo “exército”, o setor privado e o setor público.

O IDB compartilha com o senhor promotor as preocupações a respeito das aglomerações nos feriados de 07 de setembro e 12 de outubro – e mais do que isso – tem-se empenhado junto às autoridades públicas locais para que impeçam aglomerações em vias públicas. 

O Instituto tem consciência do tamanho do desafio colocado frente ao poder público local, que conta com pouco mais do que 30 policiais, e está disposto a contribuir objetivamente para que rápidas soluções sejam alcançadas, envolvendo:

– Instauração do toque de recolher às 00:00h 

– Vigilância, fiscalização e ação de prevenção em relação ao uso de máscaras e EPis

-Criação de Barreiras Sanitárias

-Proibir caixas térmicas e similares, além do consumo de bebidas alcoólicas e não alcoólicas de pessoas em pé ou em veículos no quadrilátero que abrange as ruas Coronel Pílad Rebuá, Luiz da Costa Leite, Monte Castelo, Coronel Nelson Felício dos Santos e Rua das Flores.

No mês em que Bonito celebra os 25 anos da criação de seu voucher único, que harmonizou de forma inédita e em âmbito mundial a atividade turística com a preservação ambiental, o destino vê-se à frente de um novo desafio: contribuir para que medidas de biossegurança sejam implementadas também nas áreas públicas do município.

Com a experiência de quem criou o voucher único unindo os setores publico e privado, hoje referência mundial de sustentabilidade e proteção à natureza, o IDB têm convicção de que Bonito conseguirá também atender às importantes demandas da promotoria pública.

 

Fonte:Asscom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo