A campanha contra a poliomielite termina no sábado (31) e 104 mil crianças ainda não vacinaram em Mato Grosso do Sul, conforme dados do Ministério da Saúde. Assim, apenas 35% do público-alvo de 160,4 mil crianças entre 12 meses e 5 anos foi imunizado.
Com o slogan ‘Movimento Vacina Brasil. É mais proteção para todos’, a ação teve início em 5 de outubro e se encerra no final do mês, simultaneamente à campanha de multivacinação, que visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A recomendação aos estados que não atingirem a meta é continuar com a vacinação de rotina.
A imunização é realizada em todas as 71 unidades de saúde de Campo Grande, que funcionarão das 7h às 17h.
Para ter o esquema vacinal completo é preciso que as crianças sejam imunizadas com quatro doses, administradas aos dois e quatro e seis meses de idade e mais dois reforços, aos 15 meses e aos quatro anos. Depois disso, a criança deve comparecer aos postos de saúde para tomar a dose de campanha anualmente, até completar cinco anos de idade.
A vacina é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada. A vacina é extremamente segura e possui eficácia de imunização entre 90% e 95%.
Fonte:MM