Em apenas 14 dias de campanha eleitoral, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul já recebeu 129 denúncias de propaganda irregular dos candidatos as Prefeituras e Câmaras de Vereadores. As denúncias serão analisadas e se forem comprovadas, poderão acarretar em punições aos políticos.
O aplicativo “Pardal é mais uma ferramenta para as denúncias do programa eleitoral. Disponibilizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o aplicativo já está funcionando desde o dia 27 de setembro.
Aqui no Estado são 128 denúncias de propaganda irregular e uma de propaganda irregular pelas redes sociais. As denúncias foram feitas em 27 cidades do Estado, sendo 43 ocorrência apenas em Campo Grande.
Em segundo lugar aparece o município de Douradina com 15 denúncias, seguido por Dourados com 11, Bonito 7, Jaraguari 6, Corumbá 6, Ponta Porã 5, Água Clara 4, Terenos 4, Porto Murtinho 4, Aquidauana 3, entre outros. Confira aqui a lista completa.
Sobre o aplicativo
O aplicativo existe desde 2014, mas foi aprimorado ao longo de cada pleito e, para as Eleições 2020, existem diversas novidades a fim de tornar o seu uso ainda mais funcional.
O objetivo principal é facilitar o trabalho de apuração por parte dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral, que podem contar com os cidadãos para atuar como fiscais da eleição no combate à corrupção eleitoral.
De acordo com Sandro Vieira, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as versões anteriores do aplicativo ofereciam um espectro muito amplo, com todas as irregularidades envolvendo eleições. Agora, o app passou por uma reformulação a fim de voltar o foco para os ilícitos cometidos na propaganda eleitoral.
Para acessar o aplicativo clique aqui! E no caso de outras irregularidades como compra de votos ou doações, você pode denunciar também ao Ministério Púbico Eleitoral.
Fonte:EnfoqueMS