A liberação para realização de eventos e sessões de cinema em Campo Grande foi criticada pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, devido ao alto número de casos e mortes do coronavírus no Estado.
Em live realizada nesta terça-feira (15), Resende disse que as medidas de flexibilização, publicadas ontem pela prefeitura, preocupam porque o quadro não está estabilizado e a liberação pode fazer com que haja aumento de contágio.
“O quadro ainda é de preocupação total, número elevado de casos, e a tendência é que se houver o afrouxamento naquilo que em todos os países são medidas que contem o avanço e contaminação, nós vamos persistir ainda por vários dias, semanas, meses em quadro alto de casos, internações, óbitos e esse não é nosso objetivo”, disse Resende.
Mato Grosso do Sul ultrapassou, nesta terça-feira (15), a casa dos 60 mil casos da doença, com 60.297 testes positivos desde o início da pandemia.
Ainda conforme o secretário, a Saúde trabalha para que haja o declínio da taxa de contágio e circulação do vírus, o que só é possível com o isolamento social, uso de máscaras e etiquetas de higiene.
Ele afirmou que a flexibilização e liberação de atividades que causam aglomeração demonstram que prefeito tem outros objetivos que não salvar vidas, contrariando orientações do Prosseguir.
“Momento faz com que gestores estejam atentos a outras prioridades e a prioridade da Secretaria Estadual de Saúde é salvar vidas”, disse, sugerindo que as medidas têm objetivo eleitoreiro.
“Vamos continuar nesse caminho, recomendando o distanciamento social, uso de máscara, regra de higiene, vamos continuar cumprindo nosso compromisso com a população de Mato Grosso do Sul, que é preservar vidas enquanto não chega a tão sonhada vacina”, completou.
Boletim de hoje traz 889 casos confirmados e 21 mortes por covid-19 em 24 horas.
Vítimas eram nove de Campo Grande, quatro de Corumbá, e uma de Anastácio, Cassilândia, Coxim, Glória de Dourados, Itaquiraí, Ivinhema, Ladário e Rio Brilhante.
Flexibilização
Conforme decreto publicado pela prefeitura, fica permitida a realização de eventos particulares, como festas de aniversário, e também a realização shows e baladas em casas noturnas, desde que com 50% da capacidade e com todas as pessoas usando máscaras e cumprindo medidas de biossegurança.
Sessões de cinema também estão liberadas. Quem for promover o evento, deve assinar um termo de responsabilidade.
O responsável legal pela organização deve protocolar um Termo de Compromisso e o Plano de Contenção de Riscos em até 5 dias úteis antes do evento, como uma festa ou um show.
Tanto o cinema quanto as baladas estavam proibidos desde março, devido a pandemia do coronavírus.
Prefeitura também alterou o horário do toque de recolher, passando das 23h para a meia-noite e até às 5h.
Fonte: CE