CidadeDestaqueEducaçãoNotícias

Educação cria canal no YouTube com videoaulas para auxiliar alunos durante pandemia

Compartilhar:

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura agora conta com mais uma ferramenta para auxiliar no aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Ensino durante o período de pandemia. O canal no YouTube foi desenvolvido para que os professores compartilhem conteúdos adicionais, como videoaulas e atividades lúdicas, reforçando o conteúdo proposto, seja pela plataforma digital, ou pelas apostilas entregues nas escolas, e estreitando o vínculo entre professor e aluno.

“Desde que as aulas presenciais foram suspensas e nós passamos a trabalhar com aulas remotas, fomos tomados por um turbilhão de indagações e angustias. Diante desse desafio, mais do que nunca, um diálogo claro e direto com as famílias se tornou fundamental, para garantir que nossas crianças continuem se desenvolvendo dentro do ensino e aprendizado. Pensando nisso, a Secretaria montou uma equipe de multimídia para criar um canal oficial no YouTube e orientar os professores sobre a gravação de videoaulas. Com isso o professor se torna vivo e consegue se colocar mais próximo do aluno, fortalecendo o vínculo, dinamizando o conteúdo e passando mais segurança a criança. Isso ajuda também os pais, que podem acessar os conteúdos, assistir as aulas, entender as atividades e ajudar seus filhos durante a realização das atividades”, afirma Roseli Gambim, titular da pasta.

Além do canal, que ainda está em fase de construção, mas já pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/channel/UCFxhMExf7-GsCjDYVxOqejA os alunos da Rede Municipal de Ensino contam com a Plataforma de Ensino Remoto Emergencial (http://ead.tisocial.com.br/bonito/), na qual os conteúdos estão separados por turmas, que vão desde o berçário até o 9º ano do Ensino Fundamental e são disponibilizadas conforme o horário de aula dos professores, garantindo também, o retorno dos trabalhos desenvolvidos aos alunos.

“Durante esse período de aulas remotas não será realizado atividades de cunho avaliativo com notas finais. As atividades formuladas objetivam o desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos, bem como fornecem um diagnóstico prévio da efetividade pedagógica das estratégias adotadas no período de crise sanitária. No momento de retorno das aulas presenciais será realizada uma avaliação geral para verificar a situação educacional dos alunos das escolas municipais”, explica Roseli.

A Secretaria tem ainda, entregue kits merendas para auxiliar as famílias durante a pandemia. Conforme Roseli, já foram entregues 760 kits merenda aos pais/responsáveis de alunos das Escolas Municipais e Pestalozzi (convênio). Somadas as duas etapas – abril e junho – os kits totalizaram mais de R$ 90 mil.

Fonte: AsseCom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo