NotíciasTecnologia

Internet 5G: confira quais as mudanças e benefícios da tecnologia

Compartilhar:

Você já está familiarizado com a internet 5G? Não apenas uma evolução das gerações anteriores, faz parte da nova era da telefonia. Novo padrão de banda larga sem fio que proporcionará maiores velocidades, cobertura e recursos muito melhores que o atual 4G. São muitas mudanças e avanços que poderão ser feitas com a nova tecnologia. Além disso, o leilão que acontece em 2021 também está sendo alvo da mais nova Guerra Fria. Não entende do que estamos falando? Confira:

O que é o 5G?

5G é a nova geração de rede de internet móvel. A tecnologia promete uma velocidade de até 20 Gigabits por segundo, maior que as gerações anteriores. Além disso, também reduz em 90% de consumo de energia. Trará mais velocidade para downloads e uploads, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis, além de objetos conectados e cidades inteligentes (internet das coisas).

A nova geração também responde a necessidade de comportar o crescente volume de informações. Essas são produzidas e consumidas diariamente por bilhões de dispositivos sem fio pelo mundo. As faixas de frequência estão cada dia mais congestionadas. O que também pode gerar falha nos serviços. Assim, o 5G vem para elevar muito mais as potencialidades da rede atual.

Com uma cobertura mais ampla e eficiente, permite maiores transferências de dados e número maior de conexões simultâneas. Usando o melhor espectro de rádio, será possível que mais aparelhos acessem a internet móvel ao mesmo tempo. Especialistas afirmam que o 5G permitirá que mais de 1 milhão de aparelhos se conectem por metro quadrado.

Porém, para se tornar realidade no Brasil é necessário superar a regulação e infraestrutura para permitir que a tecnologia se massifique.

Quais países usam 5G?

Países como Coreia do Sul, Áustria, Finlância, Austrália, China, Reino Unido e Estados Unidos já começaram a usar a tecnologia em 2020. Entretanto, no Brasil, o governo irá realizar um leilão para selecionar as operadoras que ficarão responsáveis pela oferta do serviço de conectividade. Quem lidera a briga no mercado brasileiro é a Claro, que começou a impulsionar em julho as primeiras redes 5G em bairros de São Paulo e Rio de Janeiro.

Benefícios da nova tecnologia

Portanto, a expectativa é que até 2025 haja 1,2 bilhão de conexões 5G no mundo. Acima de tudo, ele permitirá o desenvolvimento de tecnologias promissoras, como a internet das coisas e a telemedicina. Então, veja alguns benefícios:

Permite mais dispositivos conectados, com a internet das coisas e o crescimento da comunicação maquina a maquina;
Aumento da velocidade de conexão, um consumo mais complexo com menos dificuldades;
Menor latência (velocidade de resposta);
Maior capacidade de banda;
Com a internet das coisas diferentes tipos de dispositivos eletrônicos podem ser conectados em rede;
As máquinas também podem passar a ter monitoramento constante, através de algoritmos de inteligência artificial;
Agilidade de transferência de dados;
Desenvolvimento de sistemas automatizados de acompanhamento e gestão.

Além disso, o 5G pode alcançar re­giões que estão fora dos grandes centros. Os investimentos para implementação também são mais baratos que a fibra ótica. Ou seja, economia em recursos, podendo reduzir o fosso digital que existe no mundo

Porém, para o seu uso provavelmente precisaremos trocar nossos smartphones. A rede funciona apenas em aparelhos que suportam o 5G, como os celulares da linha Edge, da Motorola, lançados no Brasil em julho.

Internet das coisas
Imagem: Mohamed Hassan por Pixabay

Fonte:DCI

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo