O Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) divulgou que aumentou as denúncias feitas em relação aos serviços de delivery, para entrega de alimentos. Muitas reclamações em relação ao não cumprimento do prazo e até não envio do produto ao cliente.
O órgão informou que estas empresas, assim como quem faz as entregas, podem ser punidas e responsabilizadas por “prática abusiva” ao consumidor, que tem seus direitos violados nestas situações. Além do prazo (horário de entrega), também chegou reclamações sobre produtos que chegaram “desconfigurados” aos clientes, na hora da entrega.
A direção do Procon explica que nestes casos (produtos desconfigurados), a empresa tem a obrigação de enviar um novo item similar ao cliente. “Precisa arcar com o prejuízo, o consumidor não pode ser penalizado”. Segundo os dados divulgados, o aumento de reclamações no setor ocorre devido a ampliação de 400% desta atividade, no ramo de alimentos, durante a pandemia do coronavírus.
Devido o aumento de casos de covid-19 nas últimas semanas, o Procon resolveu suspender seu atendimento presencial, por isso os consumidores devem fazer suas denúncias por meio do site da instituição, por e-mail, além das opções do whatsapp (99158-0088) ou nos telefones 151 (disk denúncia) e 3316-9800.
Fonte:CGN