Festival de cinema de Bonito recebe obras inéditas e dá prêmio em dinheiro

O Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito abriu inscrições gratuitas para filmes inéditos até 6 de abril de 2026. O evento será realizado de 24 de julho a 1º de agosto, em Bonito, e reúne cineastas de vários países da América do Sul, com produções de diferentes gêneros, incluindo obras ambientais e conteúdos voltados ao público infantil e juvenil.

Para 2026, podem se inscrever filmes sul-americanos de todos os gêneros, concluídos entre 2025 e 2026 e inéditos no Brasil, incluindo produções ambientais, obras infantojuvenis e trabalhos sul-mato-grossenses. As inscrições são gratuitas pelo site oficial do festival ou pela plataforma Festhome.

Os filmes selecionados para as mostras competitivas do Bonito Cinesur concorrem ao Troféu Pantanal, prêmio oficial concedido pelo júri técnico e pelo júri popular. Além do troféu, algumas categorias também oferecem premiação em dinheiro.

  • ➡️As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste link.

Durante os nove dias de evento, Bonito vai se transformar em um polo de cinema, com exibições, oficinas e debates que conectam realizadores.

Evento de 2025

Entre os vencedores de 2025 estão produções do Brasil, Chile e Colômbia, incluindo os filmes sul-mato-grossenses “Jardim de Pedra – Vida e Morte de Glauce Rocha” e “Enigmas no Rolê”.

O número de inscritos tem crescido: foram 900 produções em 2025, ante 600 em 2023.

O Bonito Cinesur é organizado pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura, com apoio do Ministério da Cultura, da Prefeitura de Bonito e de órgãos estaduais de turismo e cultura.

Fonte:g1ms

Related posts

Colheita da soja em MS chega a 14,9% e mantém avanço desigual

Ponte da Rota Bioceânica entra na fase final e deve ser concluída em maio

Leilões do Cine Campo Grande e do Balneário do SESC encerram na próxima semana