Duas áreas de nascentes serão restauradas em assentamentos em Nioaque

Áreas que serão recuperadas no Assentamento Andalucia (Foto: Fernanda Cano/Divulgação)

Duas áreas de conservação serão recuperadas nos próximos meses em dois assentamentos rurais de Nioaque, a 184 km de Campo Grande. As áreas são consideradas estratégicas para a conservação das águas que abastecem o Pantanal e ganharão um hectare de vegetação nativa cada.

A ação, que integra o projeto “Pantanal: Combate às mudanças climáticas e promoção do desenvolvimento local”, fará replantio nos assentamentos Andalucía e Boa Esperança.

Financiado parcialmente pelo Global Nature Fund e pelo Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha, o projeto escolheu as APPs (Áreas de Preservação Permanente) próximas a córregos que alimentam o Ribeirão Taquaruçu, contribuindo para o curso natural das águas que seguem em direção ao rio Aquidauana e, posteriormente, ao Pantanal.

Atualmente, a equipe está na etapa de planejamento, aquisição de materiais e organização das atividades junto às comunidades envolvidas.

A ideia é promover a regeneração do ecossistema local e, ao mesmo tempo, oferecer benefícios diretos às famílias da região, como árvores frutíferas e produtoras de sementes. O Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado será parceiro na execução, garantindo o funcionamento do viveiro e o fornecimento de sementes para novas etapas de reflorestamento.

Além da recuperação ambiental, o projeto também investe em medidas de prevenção e combate a incêndios florestais. Entre as ações estão o fortalecimento das brigadas comunitárias e a abertura de aceiros, ampliando a proteção das áreas restauradas e de outras regiões do Pantanal.

Fonte: CampoGrandeNews

Related posts

Turismo de MS é guiado pela natureza por meio de trilhas, rios e contemplação de aves

Em Brasília, Bonito é destaque nacional e vence o Prêmio Lixo Zero

Na contramão do País, MS vê triplicar a adesão de produtores ao seguro rural