Corumbá celebra turismo com cultura, passeio de rio e nascer do sol para morador

Com uma semana cheia de atividades envolvendo a comunidade local e o empresariado voltadas ao Dia Mundial do Turismo, celebrado neste sábado, a prefeitura de Corumbá encerra a programação com três eventos ao ar livre imperdíveis: remada ao nascer do dia, no Rio Paraguai; visita à Caimasul, maior frigorífico de jacarés (criados em cativeiro) do mundo; passeios fluviais pelo rio e a pé pelo centro histórico da cidade.

“Queremos que a população viva o turismo como parte do seu cotidiano, reconhecendo Corumbá como um destino único, não apenas de pesca esportiva, mas com atrativos incríveis ao nosso alcance”, destaca Zelinho Carvalho, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal.

A programação especial está sendo realizada desde o dia 22 e busca aproximar o corumbaense do potencial turístico local, pouco percebido pela população, além de fomentar a valorização do patrimônio pantaneiro com ações acessíveis, ambientais e educativas, proporcionando também experiências no segmento da gastronomia. As ações incluíram visitas técnicas e oficinas, além de homenagens às mulheres empreendedoras no turismo e na gastronomia.

Sustentabilidade – “Sempre com o objetivo de fortalecer o turismo como ferramenta de valorização do território e geração de renda, dando visibilidade ao Pantanal de Corumbá como um destino de experiências autênticas no coração do Brasil”, reforçou Zelinho, que tem por meta fomentar o ecoturismo, segmento de apelo sustentável colocado à margem pelas administrações anteriores, no maior município do bioma pantaneiro.

Encerrando a Semana Mundial do Turismo, as atividades deste sábado, gratuitas e com vagas limitadas, começaram às 6h no Rio Paraguai com passeio de canoa havaiana para vivenciar o nascer do sol ao lado do Farol Balduíno: um convite à conexão com a natureza e à contemplação da beleza pantaneira. Às 7h, tem início a visita guiada à Caimasul, roteiro turístico oferecido pelo frigorífico e que tem atraído muitos turistas de outras regiões.

Outros grupos, com a presença de 30 pessoas, vão participar inicialmente do circuito cultural, a partir das 8h, com visita guiada a museus e prédios históricos na parte alta e na orla, onde se destaca o Casario do Porto. O período da tarde está reservado para uma experiência além da imaginação: um passeio na chalana do Zé Leôncio pelas encostas, com o rio separando a cidade e o Pantanal, com vista panorâmica da paisagem natural.

Fonte:Campo Grande neews

Related posts

Turismo de MS é guiado pela natureza por meio de trilhas, rios e contemplação de aves

Com presença de Frei Gilson, Governo de MS celebra 90 anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Em Brasília, Bonito é destaque nacional e vence o Prêmio Lixo Zero