Ciclone extratropical pode causar ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

O ciclone extratropical que causa destruição no Sul do Brasil atua de forma indireta em Mato Grosso do Sul e pode favorecer a formação de vendavais nesta quarta-feira (10). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso de risco para ventos que podem chegar a 100 km/h.

O alerta laranja, que indica perigo, é válido até às 21h desta quarta-feira. A previsão aponta ventos entre 60 e 100 km/h em 40 municípios sul-mato-grossenses, com possibilidade de queda de árvores, destelhamento de casas e danos em edificações e plantações.

Estão no aviso as cidades: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu, Três Lagoas e Vicentina.

Frente fria causa chuvas

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a combinação entre a atuação de uma frente fria oceânica, o aquecimento diurno e o avanço de cavados — especialmente na região norte do Estado — cria condições favoráveis para pancadas de chuva.

Em pontos isolados, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Entre a tarde e a noite de quinta-feira e ao longo da sexta-feira (12), o transporte intenso de umidade, associado a uma área de baixa pressão atmosférica e à passagem de cavados, deve intensificar as instabilidades.

Ainda conforme o Cemtec, há possibilidade de temporais nesses períodos, com raios, ventos fortes e eventual queda de granizo.

Mês chuvoso

As análises apontam que, até 24 de dezembro, Mato Grosso do Sul pode registrar acumulados de chuva significativos — acima de 250 milímetros — principalmente nas regiões sul, sudeste e leste do Estado.

Nesta segunda-feira (9), Bela Vista registrou 113,6 milímetros de chuva em 24 horas. Também houve grande volume em Corumbá (95,4 mm), Mundo Novo (88,4 mm), Campo Grande (86,4 mm) e Amambai (53,6 mm).

Related posts

CNH terá renovação automática dependendo da faixa etária; veja as regras

Sicredi sediará a 12ª Reunião do Conselho FCO/MS em Campo Grande nesta sexta-feira

Correios buscam padrinhos para 1,9 mil cartinhas do Papai Noel em MS