Caverna no Brasil só recebe luz por 3 meses e vira cenário de outro planeta

Imagine descer 72 metros por uma fenda estreita no chão e encontrar, lá embaixo, um lago cristalino, com mais de 80 metros de profundidade dentro de uma caverna gigante. Agora imagine esse lugar sendo iluminado por um feixe de luz perfeito que só aparece durante três meses do ano. Parece cena de filme, mas acontece no Abismo Anhumas, em Bonito. 

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por TV Morena (@tvmorenams)

Entre novembro e fevereiro, o Sol se alinha com a abertura da caverna e cria um espetáculo que os guias chamam de “luz divina”, um raio intenso que atravessa a escuridão e transforma o lago subterrâneo em um cenário quase místico.

Foi o guia de turismo Maycon Portilho quem chamou atenção para o início da temporada deste ano ao publicar um vídeo nas redes sociais.

“Começou a temporada de Luz no Abismo Anhumas ⭐️”, escreveu.

O Abismo Anhumas fica a cerca de 23 km do centro de Bonito e guarda formações de estalactites, estalagmites e cones de calcário submersos que chegam a 19 metros de altura. Tudo isso escondido sob a superfície, acessível apenas por um rapel elétrico que leva os visitantes até o fundo.

De acordo com Maycon, o local é surreal e encanta quem o visita, principalmente nesse período do ano. “É lindo demais, é uma luz divina surpreendente”.

Lá embaixo, dá para escolher entre três experiências: apenas contemplar o visual, fazer flutuação com snorkel ou mergulhar com cilindro. Em qualquer uma delas, o passeio de bote pelo lago, com cerca de 30 minutos, revela detalhes das rochas e da imensidão da caverna.

Abismo Anhumas fica a cerca de 23 km do centro de Bonito. — Foto: Maycon Portilho

Related posts

Promovido com o apoio da Fundtur, Bonito recebe primeiro evento Integra+ carbono neutro

A cidade perto do Pantanal que abriga a maior planície alagável do planeta

Queda do marco temporal preocupa produtores de MS