O município de Bonito passou a integrar a Rede Observacional para Monitoramento de Risco de Desastres Naturais, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A iniciativa é resultado de um acordo de cooperação firmado entre a Prefeitura e o órgão federal, que viabilizou a instalação de três pontos do Mapa Interativo na cidade.
Os equipamentos fazem parte da rede nacional de monitoramento ambiental e possibilitam o acompanhamento, em tempo praticamente real, de informações como volume de chuvas e outros indicadores fundamentais para ações preventivas e de resposta a eventos extremos.
As Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) foram instaladas na Base da Guarda Municipal de Bonito, na Escola Luiz da Costa Falcão e no Viveiro Municipal Eduardo Domingos Tumelero, locais estratégicos para a captação e transmissão das informações.
A implantação da tecnologia fortalece o planejamento, a prevenção e a atuação em situações de risco, ampliando a segurança da população. Os dados coletados podem ser acessados por meio do Mapa Interativo do Cemaden, contribuindo para uma gestão mais eficiente dos riscos climáticos e ambientais no município.
Fonte:DD