Ana Carolina Medeiros, com mais de 40 anos de experiência na área do turismo, preside a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) Nacional desde janeiro de 2024. Em 2023, a ABAV Expo gerou um impacto de R$ 54 milhões na economia fluminense. Este ano, a Feira, realizada entre os dias 8 e 10 deste mês em parceria com o Sistema Fecomércio RJ, atraiu aproximadamente 42 mil visitantes, mais de 500 agentes de viagens, duas mil marcas expositoras e 437 estandes, no Riocentro. Já estão confirmados quatro eventos do setor até 2031.
SIDNEY: Este mês, o Rio de Janeiro ganhou o chamado “Oscar do Turismo” como melhor destino nas categorias Praia, “City Break” (viagem curta a uma cidade) e Eventos e Festivais. Qual o impacto econômico e estratégico da ABAV Expo para o estado e o Brasil?
ANA CAROLINA MEDEIROS: A ABAV Expo é um dos maiores motores de negócios e conexões do turismo brasileiro. Em 2023, a feira impactou em R$ 54 milhões a economia do Rio de Janeiro e influenciou a escolha do destino para 74% dos visitantes vindos de fora da cidade. Este ano, a ocupação hoteleira ficou em 88,22%. Mas o impacto vai além do econômico: trata-se de um evento estratégico que posiciona o Brasil como protagonista no cenário global do turismo, conectando marcas, destinos e profissionais em um ambiente inovador, sustentável e inspirador. O Rio de Janeiro, como sede, reforça essa força, projetando o país para o mundo como destino de negócios, lazer e hospitalidade.
Quais os dados inéditos que a Feira apresentou?
Durante a feira apresentaremos duas pesquisas muito relevantes. A primeira, realizada pelo IFec RJ, Instituto de Pesquisas da Fecomércio, é uma sondagem com turistas que mostra, por exemplo, que 29,9% dos visitantes internacionais vêm do Chile, Colômbia e Argentina; 8,4% dos Estados Unidos e 8,3% da França. O levantamento também revela que 76,7% dos estrangeiros estavam no Rio pela primeira vez, e traz dados sobre destinos complementares no estado, como Búzios, que ganha grande destaque. Além disso, o Censo ABAV traçou um retrato do setor: 70% das agências do Rio vendem prioritariamente turismo de lazer, 15% trabalham com receptivo, e 90% das vendas vêm de clientes recorrentes, com tíquete médio 20% acima da média nacional. Estes dados serão fundamentais para orientar estratégias do trade.
A ABAV Buyers Club é uma iniciativa estratégica da ABAV Nacional para impulsionar o turismo brasileiro no mercado internacional. Como anda o projeto?
O Buyers Club foi, sem dúvida, um dos grandes diferenciais desta edição. Reunimos 30 compradores internacionais de 15 países, entre eles Canadá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia e México. Eles participaram de um pré-famtour (preparação para o evento principal) em Búzios, fortalecendo a promoção de destinos brasileiros, e depois tiveram uma agenda exclusiva de reuniões de negócios durante a feira. A ideia foi ampliar parcerias estratégicas, atrair novos fluxos turísticos e consolidar o Brasil como destino competitivo no cenário internacional.
Uma das atrações da Feira foi o Abav Talks. Do que se trata?
O ABAV Talks foi um grande espaço de conteúdo e capacitação da feira. Em cinco arenas temáticas aconteceram mais de 60 sessões entre palestras e painéis, trazendo tendências e debates sobre inovação, sustentabilidade, diversidade, afroturismo, turismo sênior, gastronomia, inclusão, experiências digitais e muito mais. Também tivemos a Jornada Turismo 2030, com foco em agenda climática, turismo regenerativo e economia circular. A ideia foi capacitar e inspirar agentes de viagem e profissionais do setor, oferecendo ferramentas para que se mantenham competitivos em um mercado em constante transformação.
Qual foi o papel do Sesc RJ e do Senac RJ no evento?
O Sesc RJ e o Senac RJ foram parceiros estratégicos na realização do evento e elevaram o patamar da feira. O Sesc RJ ficou em um estande de 200 m² com mezanino para atividades de qualificação, trazendo iniciativas em hotelaria, turismo social, acessibilidade e cultura. Já o Senac RJ mostrou sua vocação em educação e inovação, com cursos acessíveis e até gratuitos, e um estande imersivo inspirado na Cápsula – Centro de Inovação. Ambos reforçaram nosso compromisso com um turismo que une excelência, capacitação e impacto social, fortalecendo o Rio de Janeiro e o Brasil como referências em hospitalidade e formação de profissionais.
Quais as tendências e transformações do turismo apresentadas na Feira?
A ABAV Expo é sempre uma vitrine do futuro do turismo. Este ano mostramos tendências ligadas à sustentabilidade, inovação tecnológica, diversidade e inclusão. O turismo de luxo, que cresce 7% ao ano na América Latina, teve pela primeira vez um espaço, o ABAV Exclusive. Também destacamos o turismo sustentável e regenerativo, com debates sobre neutralidade de carbono, circularidade e novas práticas ambientais. Outra tendência forte é a integração do marketing de influência com o agenciamento de viagens, através do projeto ABAV Creators. Tudo isso confirma que o setor vive uma transformação profunda e o Brasil está preparado para liderar este movimento.
Fonte:ODia