Quatro marcas de moda autoral de Mato Grosso do Sul se destacaram na BEFW (Brasil Eco Fashion Week), um dos maiores eventos de moda sustentável do Brasil. O evento aconteceu entre os dias 13 e 15 de dezembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Na ocasião, as marcas Why Not by Gugliatto, Touché, Ateliê Terena e Bocaiuva Moda Inclusiva desfilaram, representando a criativa e diversa produção de moda do estado. Essa é a segunda vez das marcas convidadas no evento.
A marca Ateliê Terena, do estilista Terena Edenilson Dias, por exemplo, participou com um dos seus looks, em 2023. O look foi selecionado na exposição do Espaço Mostras.
Luiz Gugliatto, criador da Why Not by Gugliatto também participou do evento no ano passado. O estilista é referência de moda upcycling no Estado, e conhecido por usar o jeans em suas peças. Assim, em 2023 participou como Stylit do desfile, assinando toda a composição com Giovana Simioli.
Coleção homenageia povos ribeirinhos
Com a coleção “Mitos e Lendas, os Bichos D’água, o Bocaiuva Moda Inclusiva desfilou no dia 14 de dezembro. A coleção celebra o folclore brasileiro, com inspiração nos personagens míticos que habitam as lendas e os mitos d’água – histórias que fluem pelos rios, mares e cachoeiras do Brasil.
Tecidos de linho cambraia e detalhes em crochê compõem a coleção do Bocaiuva, que carrega um toque minimalista e reflete as narrativas que inspiraram a marca. Aliás, o desfile faz homenagem aos povos ribeirinhos, à história do Brasil e às paisagens aquáticas que abrigam seres mágicos e lendários.
Além disso, a trilha sonora do desfile é trabalho de artistas sul-mato-grossenses. A música Gaia, do Projeto Kzulo, foi escolhida para acompanhar a coleção. Assim, Gaia convida à reflexão sobre o meio ambiente, trazendo uma mensagem de sustentabilidade que integra o comum denominador entre o humano e a natureza.
Fonte:MM