Deu rock em Campo Grande, bebê! Aliás, vai dar no dia 13 de julho, quando se comemora o Dia Mundial do Rock. Nesta data, ocorre a estreia do curta-metragem “Noites em Claro – Palavras do Bando do Velho Jack”, além de uma exposição que destaca conexão música e cinema, no Shopping Bosque dos Ipês.
O filme tem a direção de Gabriela Dias e faz um recorte/resumo da história de um dos principais grupos de rock do centro-oeste brasileiro, com 29 anos de atuação. O repertório da banda é embebido no Southern rock, subgênero do rock característico da região sul dos Estados Unidos, a partir de influências básicas do blues e da country music.
Assim, a trajetória de quase três décadas do quinteto, composto por Rodrigo Tozzette, Marcos Yallouz, Fábio “Corvo” Terra, Alex “Fralda” Cavalheri e João Bosco (formação clássica), é enredo para o curta-metragem, num trabalho de pesquisa de cinco anos, feito por Dias, a qual carrega obras audiovisuais multiplataformas em seu currículo.
O nome do curta foi pinçado da letra de “Palavras Erradas”, balada blues assinada por “Corvo”, consagrada hoje como uma espécie de hino do rock guaicuru. Além dos membros da banda, o documentário ouve artistas que influenciaram e conviveram ao longo do tempo com a história e a música do Bando do Velho Jack, como Miska Thomé, Guilherme Cruz, Geraldo Espíndola, Paulo Simões, além do lendário e um dos precursores do rock brasileiro, Oswaldo Vecchione, fundador, nos anos 1960, da longeva banda Made in Brazil, em atividade até hoje no cenário musical de São Paulo e pioneira no conceito de ‘banda pesada’ no Brasil, com pegada hard/heavy.
Serviço:
O lançamento oficial do documentário acontecerá no sábado, 13 de julho, às 19 horas, no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande. Será a principal atração da exposição “Rock Cine”, que estará localizada próximo à entrada A.
A exposição estará aberta para visitação até o dia 30 de agosto. As exibições do curta, por sua vez, acontecerão nos finais de semana.
Fonte:MM