Portaria do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) cria a RPPN Howard Quigley (Reserva Particular do Patrimônio Natural) localizado em Corumbá, a 326 quilômetros de Campo Grande. A medida oficializa a proteção da área localizada ao Parque Estadual Encontro das Águas, na região do Pantanal.
A portaria foi assinada pelo presidente do ICMBio, Mauro Oliveira Pires, sendo publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.
A área de 643,33 hectares está localizada dentro da Fazenda São Bento, de propriedade da ONG Panthera Brasil, organização sem fins lucrativos fundada em 2014 e que tem como objetivo a conservação de felinos selvagens, e que trabalha diretamente na conservação da onça-pintada.
A RPPN Howard Quigley é considerada área de grande relevância natural, às margens do Rio Piquiri e vizinha ao Parque Estadual Encontro das Águas. O nome foi dado em homenagem ao biólogo americano que morreu em setembro de 2022.
Quigley dirigiu estudos de campo de pandas gigantes na China, tigres siberianos no Extremo Leste da Rússia, pumas no Idaho central e jaguares no Pantanal Brasileiro, antes de aderir ao programa Panthera, em 2009.
A partir do reconhecimento pelos poderes públicos federais, estaduais ou municipais, as RPPNs se tornam ferramentas perpétuas de conservação. Mesmo que vendidas, não perdem o status de unidade de conservação.
O processo de criação da RPPN estava em andamento desde 2023. Em janeiro deste ano, o governo federal iniciou a elaboração do decreto para estimular a criação e a consolidação de reservas ecológicas privadas.