Aproximadamente mil peixes de espécies variadas que vieram do Aquário de Bonito (MS) já estão devidamente acomodados em tanques no Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS). A última remessa chegou nesta sexta-feira, dia 5 de Abril. Eles foram trazidos em caminhão do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em viagens acompanhadas pela equipe do Bioparque.
O Aquário de Bonito encerrou as atividades em 31 de Março, após 16 anos de funcionamento. O fechamento foi uma decisão tomada pelos proprietários do local devido à crescente burocracia para manter o local aberto e às dificuldades em encontrar profissionais especializados para ocupar as funções de responsáveis técnicos.
O transporte dos peixes de Bonito para Campo Grande demandou quatro viagens que foram realizadas no período noturno e durante a madrugada. Os animais foram transportados em reservatórios, isopores e tanques abastecidos com oxigênio.
Ao todo, são mais de 50 espécies do bioma, entre pacus, tambaquis, piraputangas, cascudos e outros. Veio também uma arraia, batizada com o nome da atriz Cláudia Raia. O batismo dos peixes também rendeu homenagens aos antigos proprietários do Aquário de Bonito. Um tambatui recebeu o nome de Adriano, um dos donos do Aquário de Bonito. Já a pacu albina foi batizada de Cris, esposa do Adriano.
Quarentena – Agora, segundo informações repassadas pelo Bioparque, os peixes ficarão em quarentena por um período, sendo acompanhados pela equipe de manejo composta por médicos veterinários, biólogos e zootecnistas, só depois serão transferidos para os tanques de exposição.
Veja abaixo vídeo da chegada dos peixes ao Bioparque Pantanal:
O Bioparque Pantanal é atualmente o maior aquário de água doce do mundo, abrigando 382 espécies. A unidade tem ainda o maior laboratório de pesquisa da ictiofauna neotropical do mundo e o único aquário do Brasil com controle de acessos e gerenciamento de sistemas automatizado.
Serviço – O Bioparque Pantanal fica localizado nos altos da avenida Afonso Pena, em Campo Grande. O horário de funcionamento é de 8h30-12h e de 13h30-17h30 de terça-feira à sábado e de 8h30-14h30 aos feriados. As atividades e riquezas do Bioparque estão divulgadas na rede social. É preciso agendar a visita neste site.
Fonte:DD