Nesta quinta-feira, 7 de março, em Campo Grande, ocorreu o I Fórum de Educação “Educar é criar novas possibilidades”, promovido pelo Sicredi. O evento reuniu as sete cooperativas da Central BRC, na qual fazem parte os estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Bahia.
O evento teve o objetivo de reunir todos os integrantes da rede de compromisso dos programas de educação do Sicredi, a fim de alinhar esforços, objetivos e papeis, além de gerar senso de pertencimento e fortalecer o compromisso de cada um dos agentes envolvidos no desenvolvimento do trabalho e o compromisso com os valores dos programas.
“Este encontro é uma oportunidade de aprendizado, colaboração e inspiração para avançamos juntos apoiando nossas comunidades na construção de um futuro educacional mais brilhante e inclusivo”, destacou o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira.
Ao todo, cerca de 180 participantes, entre assessores pedagógicos, secretários de educação, educadores, colaboradores e lideranças do Sicredi se reuniram para uma conversa enriquecedora sobre a formação e a importância da educação na nossa região.
Emília Cipriano, doutora em educação, foi uma das facilitadoras do encontro e falou sobre a importância dos programas do Sicredi. “É um compromisso ético por uma sociedade mais justa, onde a comunidade é reconhecida nos seus direitos e na sua visibilidade em quanto cultura, em quanto território e o Sicredi ao promover estes programas, faz entender que cidadania e cooperação fazem a transformação das vidas”.
“Na própria natureza do Sicredi tem uma palavra fundamental que é a cooperação, que é essa energia, que propiciou a vida na terra como um todo e a gente observa que é cada vez mais fundamental como elemento chave para mudar a educação nos dias de hoje e acaba sendo algo natural que uma instituição cooperativa promova uma educação cooperativa”, enalteceu Sílvio Munari, que é assessor pedagógico e formador nacional.
O Sicredi possui os programas educacionais: Programa União Faz a Vida, Cooperação na Ponta do Lápis e Cooperativas Escolares e todos eles estão em execução no Mato Grosso do Sul.
Fonte:Asscom