Incêndio que começou nesta segunda-feira (18), na região do banhado de Bonito, e consumiu cerca de 500 hectares de vegetação foi controlado na tarde desta quinta-feira (21). O trabalho do Corpo de Bombeiros impediu que as chamas atingissem a mata ciliar do Rio Formoso, importante área para proteção do afluente.
O fogo começou devido à onda de calor que atinge a região e outras em todo o país, elevando ao extremo as temperaturas, conforme confirmou o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. Uma equipe de 48 brigadistas trabalhou no controle do incêndio nos quatro dias, inclusive durante as madrugadas.
“Nossas técnicas e táticas empregadas evitaram que o incêndio se propagasse pelas laterais e ultrapassasse as margens do Rio Formoso protegendo suas matas ciliares. O incêndio ficou confinado na região do Banhado”, explicou a tenente-coronel Tatiane Inoue, chefe do CPA (Centro de Proteção Ambiental).
O controle foi feito com operações na terra, água e ar. Foram utilizadas seis caminhonetes com equipamentos auxiliares ao combate ao fogo; uma viatura tipo tanque com capacidade de 7 mil litros d’água; e duas aeronaves. Barcos de apoio com militares atuando dentro do rio também foram usados.
A Polícia Militar Ambiental prestou suporte ao trabalho dos bombeiros. Guarnições da corporação de outros municípios também ajudaram.
Na área atendida, nenhuma propriedade foi atingida, conforme informou a Prefeitura de Bonito.
Protegidos – Os banhados de Bonito e da cidade vizinha, Jardim, devem ser preservados, segundo rege a Lei nº 5.782, de 15 de dezembro de 2021, que torna estes territórios área de preservação permanente.
O território dos banhados corresponde a 13.659 hectares. Desde que a lei foi sancionada, todo tipo de atividade econômica é proibida no espaço delimitado.
Fonte:CGN