A cerca de 130 km de Campo Grande, o distrito de Camisão recebe um projeto inovador que é a 1ª vinícola em solo pantaneiro e no Mato Grosso do Sul: o Terroir Pantanal. Há dez anos, durante uma viagem à Toscana, o empreendedor Gilmar França se encantou com a cultura do vinho e iniciou o projeto de implantação da vinícola no estado.
Com a ajuda de uma consultoria especializada, Gilmar desenvolveu um projeto de produção de vinhos de alta qualidade e enoturismo. O empreendedor relata que também encontrou o local ideal para a vinícola, entre a Serra Santa Bárbara e o Morro do Chapéu, no distrito de Camisão, em Aquidauana. Diferente de outras vinícolas, que normalmente começam com a produção de vinhos, o Terroir Pantanal decidiu apostar no turismo desde o início.
“Há 10 anos venho pensando nesse projeto, passei um tempo na Toscana, tive contato com vinícolas e quis trazer isso para o Mato Grosso do Sul. Pesquisei muito sobre o vinhedo, solo e plantação. O nome Pantanal é muito forte, por isso é um privilégio ser uma vinícola do Pantanal”.
Além de oferecer a bebida para os visitantes, o Terroir Pantanal proporciona experiências, como piqueniques, brunch, almoços harmonizados com vinhos brasileiros e passeios para conhecer os vinhedos e trilhas na região. A vinícola reúne vinhedos de plantio de uvas de mesa, chenin blanc, sauvignon blanc, cabernet sauvignon, syrah e marselan.
França explica que o objetivo é fazer com que as pessoas se conectem com o local com as belezas do Pantanal. Segundo ele, a combinação da altitude, do solo arenoso e profundo, com presença pontual de argila, rico em compostos orgânicos e o aspecto único da propriedade, criam um terroir singular, com potencial para produzir vinhos surpreendentes, agradando o paladar dos apreciadores mais exigentes.
O Terroir Pantanal se destaca por quatro elementos fundamentais: a presença marcante das araras (o local abriga um autêntico santuário para araras azuis, vermelhas e canindé), a beleza dos Ipês, a riqueza do arenito da Serra de Maracaju e a essência do Homem Pantaneiro.
O empreendedor explica que a iniciativa tem um forte compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento da região, utilizando técnicas que respeitam o meio ambiente e valorizam a cultura local. “Estamos em um dos biomas mais importantes do planeta, qualquer empreendimento tem que pensar sobre isso. Para implantarmos o vinhedo fizemos um trabalho de preservação para que a intervenção fosse o mínimo possível”.
O Terroir Pantanal conta com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal, para consultoria de estruturação das experiências, adequação do espaço físico às normas de higiene e manipulação, desenvolvimento de produtos, criação de site e identidade visual.
França destaca que a realização dos projetos trará benefícios não só para a vinícola, mas também para a comunidade local, criando oportunidades de emprego e desenvolvimento de pessoas em diversas áreas.
Terroir Members
Para levar aos visitantes uma experiência com produtos de alta qualidade, Gilmar França investiu em uma parceria com produtores locais através do projeto Terroir Members. Nele, são selecionados produtores que tenham uma história que se conecte à da vinícola e que estejam preocupados com a qualidade e o desenvolvimento local. A partir disso, os produtos passam a integrar o cardápio e experiências disponibilizadas aos visitantes da Terroir Pantanal.
A busca por esses membros se dá através de identificação de produtores, produtos ou pessoas da região. “Criamos o selo de Terroir Members para ajudar os produtores a desenvolver os produtos na região, todos os proveitos que usamos são de produtores locais. Temos a preocupação de sermos um vinicultor com produtos locais, do nosso Pantanal. É muito importante mostrar que temos capacidade de termos produtos de qualidade”.
Entre os parceiros locais que fazem parte do Terroir Members, estão empresas como a Charcutaria Pantanal, que produz embutidos artesanais, a Chácara Bote Certo, que oferece produtos artesanais derivados do leite, a FaBee Pantanal, com produtos à base de mel, e a Genuino67, que produz uma variedade de alimentos artesanais, incluindo charcutaria, chutney, conservas, compotas, molhos, geleias e picles.
Rota Gastronômica
O Terroir Pantanal integra a Rota Gastronômica, que é um itinerário para turistas que querem conhecer a região pantaneira do estado e provar os seus sabores. O prato escolhido é a Torre Pantaneira, que leva uma camada de carne oreada, coalhada seca, chips de banana da terra, pastrami de angus, paçoca de castanha de cumbaru e xerem.
O roteiro do itinerário foi pensado e desenvolvido pelo chef sul-mato-grossense Paulo Machado, em parceria com a jornalista gaúcha Tati Feldens e o professor de Gastronomia e chef sergipano, Moacir Sobral. O projeto, lançado em dezembro de 2022, contemplou importantes regiões do Pantanal, como Miranda, Aquidauana, Nhecolândia e Corumbá.
A rota oferece uma imersão na culinária sul-mato-grossense, com pratos caipiras, regionais e também influenciados pela proximidade com a fronteira do Paraguai e Bolívia. “Foi muito bacana participar da Rota Gastronômica, o chef Paulo é extraordinário. O projeto é muito especial e toda essa experiência está sendo muito interessante”, disse Gilmar.
Sobre o Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800.
Fonte:g1MS