Vivemos em um universo repleto de planetas fora do nosso sistema solar, alguns que são semelhantes à Terra e outros que parecem moradas de extraterrestres. Não é à toa que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) desenvolveu uma ferramenta que apresentaum mapa virtual com alguns dos exoplanetas mais estranhos já encontrados até o momento.
No site Exoplanet Exploration, o aplicativo Eyes on Exoplanets permite que os fãs do tema explorem diferentes exoplanetas que estão a diversos anos-luz de distância da Terra, por meio de um mapa com visualização em 360 graus.
Por exemplo, os exoplanetas PSR B1251+12 b e TOI-3757 b foram descobertos em 1994 e 2022, respectivamente, e ambos têm características incríveis, mas estão muito distantes da Terra para uma boa visualização. Por isso, a ferramenta online permite que os entusiastas visualizem as diversas características dos exoplanetas, com direito a ampliação, rotação em 360 graus e muitos outros detalhes.
Apesar de o conhecimento sobre como esses mundos distantes funcionam ser limitado, os cientistas acreditam que o mapa pode ajudá-los a entender algumas das possibilidades que os exoplanetas oferecem. Os usuários podem acessar o Eyes on Exoplanets por meio de computadores, dispositivos móveis ou óculos de realidade virtual.
Planetas fora do sistema solar
A NASA está aprendendo mais sobre os exoplanetas com dados de telescópios e observatórios em todo o mundo, com o objetivo de estudar lugares que possam ser habitáveis fora do nosso sistema solar.
“Mesmo os exoplanetas mais próximos estão muito longe para serem visitados. Mas… e se não fossem? Trabalhamos com cientistas, futuristas e artistas da NASA para imaginar o turismo exoplanetário”, é descrito no site de exploração de exoplanetas da NASA.
Para usar a ferramenta, basta acessar o site oficial da NASA e selecionar entre as opções disponíveis.
Exoplanetas estranhos disponíveis no site
- Kepler-16b;
- Kepler-22b;
- Kepler-7b;
- Kepler-452 b;
- Kelt-9 b;
- Wasp-12 b;
- 55 Cancri e;
- TYC 8998-760-1 b;
- GJ 15 A b;
- GJ 15 A c;
- Kepler-36 b;
- GJ 504 b;
- GJ 436 b;
- TOI-849 b;
- AU Microscopii b;
- PSR B1257+12 b;
- HD 189733 b;
- KOI-55 b;
- HD 17156 b;
- GJ 1132 b;
- TIC 172900988 b;
- Wasp-96 b;
- TOI-3757 b.
Por exemplo, é possível visualizar o exoplaneta HD 189733 com uma forte cor azul, causada por conta da atmosfera do ambiente. Inclusive, a ferramenta mostra que o planeta ‘alienígena’ tem temperaturas que passam 930 °C durante o dia, com ventos fortíssimos que chegam a 2 quilômetros por segundo.
A ferramenta é gerenciada pelo Programa de Exploração de Exoplanetas e pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Divisão de Astrofísica da NASA.
Fonte:TecMundo