Em Bonito, a Prefeitura decidiu não promover o carnaval ou outra atividade cultural no período para investir os recursos (R$ 600 mil) em outros setores, como na melhoria da infraestrutura do Balneário Municipal. A cidade, distante 283 km de Campo Grande, é um dos lugares ideais para quem quer fugir da agitação, em busca de tranquilidade em suas águas cristalinas. Mas, uma dica: garanta seu voucher, porque Bonito vai ferver (de gente).
Brincar o carnaval tradicional ou curtir aos shows ao vivo valem a pena, porém viajar em família no período é uma oportunidade de unir o útil ao agradável. Ou seja: passar o feriado prolongado no interior, sem o agito da grande cidade, programando passeios em contato direto com a natureza. Os atrativos da Rota Pantanal-Bonito, em 11 municípios, oferecem todas as opções. O importante é se programar logo, a corrida por reservas já começou.
Samba na rede
Corumbá é conhecida por ter o melhor carnaval do Centro-Oeste e deve receber milhares de visitantes-Anderson Gallo/Arquivo Diário Corumbaense
Nas bicentenárias Corumbá e Ladário o carnaval está na ordem do dia. Dez escolas de samba vão desfilar na Avenida General Rondon, em Corumbá, nos dias 19 e 20, e os blocos oficiais, no dia 18. A folia na cidade é considerada a mais animada do Centro-Oeste, influenciada pela Marinha, que chegou à região em 1873 e atraiu militares e civis do Rio de Janeiro, dentre os quais os carnavalescos.
A programação do carnaval corumbaense começa no dia 16 de fevereiro, com saída de blocos de sujos e escolha da Corte de Momo. As escolas de samba estão se preparando desde novembro e receberam R$ 660 mil em apoio financeiro da Prefeitura, que está organizando a estrutura de arquibancadas e camarotes para o desfile na avenida e os shows nacionais e regionais, na Praça Generoso Ponce. A festa acaba no dia 22, com o carnaval cultural.
“Vai ser um dos melhores carnavais”, promete Victor Raphael de Almeida, presidente da Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá). A entidade lançou de forma inédita este ano os sambas de enredo das escolas, gravados em São Paulo, em todas as plataformas digitais, inteiramente gratuito. “Isso vai ser um canhão, haverá mais engajamento dos moradores da cidade, do Estado e dos turistas, dando um brilho maior ao carnaval”, aponta.
Blocos e shows
Em Ladário, cidade vizinha a Corumbá, o carnaval retorna depois de dois anos, por conta da pandemia do coronavírus. A Prefeitura anunciou uma programação na Avenida 14 de Março, de 17 a 21, com desfile dos blocos carnavalescos tradicionais e shows com grupos regionais e locais. Haverá bailes infantis no coreto da Praça 2 de Setembro e concursos da Corte do Momo e de marchinhas. A avenida terá praça de alimentação e espaços de entretenimento.
Em Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai, a festa momesca denominada Porto Folia da Rota Bioceânica vai se concentrar na Praça de Eventos, centro da cidade, de 18 a 21. Além dos shows com bandas locais e regionais, ainda não definidas, a prefeitura prepara um evento com desfile de blocos carnavalescos e matinês à fantasia para as crianças. “Vamos realizar uma grande festa”, promete o prefeito Nelson Cintra.
Aquidauana confirmou a realização da 9ª edição do Pirafolia, no distrito de Piraputanga (distante 30 km da cidade), entre os dias 18 e 20. A presença da Banda Lilás ainda não foi confirmada. Com apelo ecológico e revivendo os antigos carnavais, o evento será realizado na praça principal. Uma ótima opção para entrar na folia e conhecer as belezas de uma região incrível: morraria, praias do Rio Aquidauana e rica fauna.
Em Miranda, a prefeitura anunciou o “Pantanal Folia”, de 18 a 20, com shows de Koisabamba, Paolla e Matheus Kruz, todos de Mato Grosso do Sul, mesclando ritmos variados (samba, pagode e axé). Para animar a festa, será organizado um concurso de blocos carnavalescos e está previsto matinê no domingo (19). O tradicional evento será realizado no Parque de Exposições (Espaço Fecir) e terá praça de alimentação.
Fonte: AsseCom