A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Costa Rica prendeu e autuou, ontem (19), mulher de 26 anos por maus-tratos a um cão, após deixá-lo sem cuidados e com ferimentos infestados por larvas. O caso ocorreu no bairro Sonho Meu, em Costa Rica.
Depois de receber uma denúncia, equipe da PMA foi ao local, confirmou os fatos relatados. O animal estava sujo, com um ferimento profundo no focinho, com larvas e odor e as larvas já estavam afetando um dos olhos, colocando em risco a visão.
A tutora afirmou que seu animal de estimação havia sumido há 10 dias e que apareceu em sua casa ontem com os ferimentos e sujo, porém, a equipe verificou que ele era criado solto na rua, pois a residência não possuía muros.
O cão foi apreendido e encaminhado a uma clínica veterinária, onde recebeu banho e tosa e os cuidados médicos.
Foram retiradas centenas de larvas e os veterinários afirmaram que existe risco de o cão perder a visão de um dos olhos.
A infratora foi presa e levada para delegacia de Polícia Civil da cidade, onde ela foi autuada em flagrante pelo crime ambiental de maus tratos.
A mulher está presa e passará por audiência de custódia hoje (20). Se condenada ao final do processo, poderá pegar pena de dois a cinco anos de reclusão.
Ela também foi autuada administrativamente e foi multada em R$ 500.
O cão está sob cuidados na clínica veterinária, e posteriormente poderá ser colocado à disposição para adoção.
Fonte:CGN