EsportesNotícias

Minas Gerais conquista ouro na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento em Campo Grande

Compartilhar:

A equipe de Minas Gerais foi a campeã da modalidade Controle Industrial da Olimpíada do Conhecimento 2022, disputada entre os dias 7 e 11 de março no Senai de Campo Grande. Com o resultado, o atleta Marcus Alexandre de Oliveira, de 19 anos, garante o direito de integrar a delegação que irá representar o Brasil na WorldSkills, o Mundial das Profissões, a ser disputado em Shanghai, na China, em outubro.

A cerimônia de premiação foi realizada na última sexta-feira (11) no auditório do Edifício Casa da Indústria. Após receber a medalha de ouro, Marcus Alexandre falou do sentimento de ter vencido a etapa em Campo Grande. “Estou bastante feliz, fui muito bem recebido aqui em Mato Grosso do Sul. A semana foi muito desafiadora, mas pudemos superar um dia de cada vez, graças a Deus. Pudemos seguir o planejamento e fazer um bom trabalho. Agora não represento mais Minas Gerais, mas sim o Brasil, nessa próxima etapa WorldSkills Shanghai 2022”.

O pódio foi formado pelo time de São Paulo, medalha de prata, e da Bahia, bronze. O torneio contou com a participação de equipes representando cinco Estados e o Distrito Federal.

Representando o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o chefe de gabinete da presidêndia, Robson Del Casale, deixou a palavra de agradecimento do líder empresarial para os jovens talentos do mundo do trabalho. “A mensagem do presidente é que só conseguiremos sair de qualquer crise com qualificação profissional. Vocês atletas representam o que há de melhor e de mais qualidade naquilo que o Senai oferece em seus cursos. Tanto o Senai como a Fiems e a Confederação Nacional da Indústria tratam a olimpíada com muita seriedade e compromisso”.

Para gestores do Senai, nível técnico da olimpíada em Campo Grande foi elevado

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, gravou um vídeo com mensagem de agradecimento aos competidores, em especial para o atleta da casa, Luan Carlos de Aguiar Pereira. “Quero agradecer a visita de todos e a oportunidade de nos ensinarem aqui em Mato Grosso do Sul. Deixo uma mensagem de carinho a todos e parabenizo o grande vencedor, que tenha sucesso como nosso representante do Senai e de todo o Brasil em Shanghai. Luan, vamos continuar treinando. As portas estão abertas para você”.

O gerente de educação do Senai, Rogaciano Adão Canhete Júnior, elogiou o empenho de cada equipe em disputar a olimpíada. “Vocês estão coroando o trabalho que o Senai vem fazendo. A Olimpíada do Conhecimento é um dos eventos que demonstram toda a metodologia de ensino diferenciada do Senai. Parabéns pelo empenho e persistência diante das adversidades”.

Na avaliação do gerente do Senai em Campo Grande, Juliano Rodrigo de Paula, todos os competidores têm um perfil diferenciado. “Você vê que são pessoas humildes, bem-educadas, comprometidas e têm um perfil que o Senai almeja, de profissional ético e compromissado. Isso é algo que nos motiva a realizar cada vez mais e melhor”.

Para o coordenador técnico nacional da Olimpíada do Conhecimento, Fabio Lima, o elevado nível dos competidores dessa edição em Campo Grande chamou atenção. “Apesar da pandemia, tivemos competidores mais bem preparados. Para termos uma ideia, nas últimas competições, cerca de 30% dos atletas chegavam à fase final da prova. Nessa edição de Campo Grande, praticamente todos conseguiram. Isso é sinal de melhor preparo e mais dedicação para estarem aqui”.

Atletas falam do sentimento em disputar a etapa da olimpíada em Campo Grande

O paulista João Faria de Moraes Neto, de 19 anos, destacou que além da medalha de prata irá levar para casa boas recordações. “Foi uma semana cheia de emoções e com trabalho árduo. Todos deram o máximo de si. Também é uma alegria conquistar a amizade com o pessoal. Serão memórias para o resto da vida. O sentimento que prevalece é de alegria”.

Orgulhoso pelo bronze conquistado, o baiano Igor Emmanuel Costa de Oliveira, de 19 anos, elogiou companheiros de equipe e competidores. “Essa medalha é a representação de todo o trabalho que a gente fez. É a primeira medalha da Bahia na modalidade. Tenho muito orgulho em carregar essa medalha no peito, a sensação é de felicidade também pelos meus companheiros. Todos trabalharam de forma espetacular”.

O atleta prata da casa, Luan Carlos de Aguiar Pereira, de 19 anos, disse que aproveitou o torneio como uma ótima oportunidade de aprendizado. “Pude estar ao lado dos melhores professores do Brasil na área de automação elétrica. Foi uma experiência inesquecível. Vamos torcer para o Marcos nos representar muito bem na China”.

 

Fonte:EnfoqueMS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo