8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Em alusão à data, o Google separou dados que expõem a realidade do universo feminino com base nas pesquisas realizadas no site de buscas em 2021.
Para a gigante, no ano passado, o coronavírus impactou determinadas consultas relacionadas às mulheres. “No ano da pandemia, consultas que ilustram a exaustão feminina foram recorde”, diz a empresa.
O termo mãe cansada, por exemplo, teve recorde de buscas no Brasil. Termos como “cansada psicologicamente” e “cansada mentalmente” também tiveram recorde nos últimos 12 meses.
Conforme o levantamento, o termo “cansada” vem sendo mais buscado que “cansado” desde 2015. O interesse por violência doméstica também disparou e alcançou o patamar mais alto dos últimos 11 anos em 2020.
Inspiração
Apesar desses dados desanimadores, consultas sobre exemplos femininos nunca estiveram tão em alta. Houve um “boom” nas pesquisas a respeito desse tema.
“Mulheres inspiradoras” aparece disparado na frente. Na sequência, veja as buscas por “Mulheres que” mais acessadas nos últimos 7 dias, e as que estão em ascensão:
O interesse por mulheres pioneiras vêm crescendo desde 2019. A frase “primeira mulher a ser vacinada no Brasil” é uma das mais buscadas com os termos “primeira mulher a”.
Por fim, entre os dados revelados, o interesse de cada Estado pelo Dia da Mulher nos últimos sete dias mostra Mato Grosso do Sul em uma das últimas posições. Das 27 sub-regiões, MS aparece em 23º, entre as cinco menos interessadas na data. Veja:
Fonte:MM