NotíciasPolítica

Walter Carneiro marcou seu nome no Parlamento

Compartilhar:

O ex-deputado estadual Walter Carneiro foi homenageado pela Câmara Municipal, em sessão solene no dia 4 de dezembro de 1992, com o título de Cidadão Douradense. A iniciativa partiu do ex-vereador Walter Brandão da Silva que, na época da entrega da honraria, exercia o cargo de assessor político do Legislativo.

Quando recebeu o título de Cidadão Douradense, Carneiro exercia o cargo de diretor-geral administrativo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Carneiro exerceu o mandato de vereador, em Dourados por dois mandatos, no período de 1973/78. Foi eleito deputado constituinte em 1979/83, deputado estadual em 1983/87, e um terceiro mandato em 1987/91.Vale lembrar que Walter Carneiro foi presidente da Assembleia Legislativa de MS no período de 1983 a 1985.
Na Assembleia Legislativa, Carneiro teve brilhante atuação. É de sua autoria, projetos de lei criando o município de Douradina; o distrito de Vila Formosa, em Dourados; o distrito de Cruzaltina, em Dourados.

Também, é de sua autoria, o projeto de lei dispondo nomeação, admissão ou contratação de deficientes físicos para cargos ou funções públicas. Dentre outras tantas proposituras de grande importância para a região, vale destacar a criação da Universidade Estadual de Dourados.

Constituinte
Na noite do dia 25 de junho de 2019, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou sessão em homenagem aos deputados constituintes que elaboraram a 1ª Constituição do Estado. Essa Constituição foi promulgada no dia 13 de junho de 1979.

Walter Carneiro, deputado constituinte homenageado, agradeceu a honraria recebida e contou um pouco da história da elaboração da Carta Magna. “Um prazer enorme voltar à tribuna. Lembro que os trabalhos naquela época eram feitos com muita dificuldade, alguns de nós viajamos por outras Assembleia Legislativas para nos orientar em como redigir a primeira constituição.

O resultado foram 191 artigos, nenhum contestado nos Tribunais Superiores, um trabalho diuturno feito por homens dos mais distintos lugares do Estado para elaborar uma Constituição que atendesse as mais diversas necessidades. Outro fato interessante é que ela teve que ser promulgada, pois Londres Machado era o presidente da Assembleia Legislativa e governador ao mesmo tempo”, registrou.

 

 

Fonte:VanderVerão

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo