DestaqueMeio AmbienteNotícias

Governo Federal lança edital para estudos de privatização da Serra da Bodoquena

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou na segunda-feira (22), os primeiros editais para a realização de estudos técnicos para viabilizar futuras privatizações de oito parques nacionais, entre eles, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o edital, as propostas qualificadas terão 120 dias para apresentar resultados contendo estudos com concepção de modelagem técnica e operacional, engenharia, arquitetura, além de viabilidade econômico-financeira para as concessões dos parques.

Além do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, as demais unidades de conservação contempladas nos estudos são o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque de Chapada dos Guimarães (MT), Parque Nacional de Ubajara (CE), Parque Nacional de Brasília (DF) e Floresta Nacional de Brasília (DF).

Os projetos farão parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), criado pela Presidência da República para fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria e de outras medidas de desestatização. Os empreendimentos qualificados no PPI são tratados como prioridade nacional, devendo os órgãos e entidades envolvidos atuarem para que os processos e atos necessários à estruturação, liberação e execução do projeto ocorram de forma eficiente e econômica.

Além do Ministério do Meio Ambiente, a ação envolve o Ministério do Turismo, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Ecoturismo 

Um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso do Sul, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena tem 77.021,58 hectares e foi criado em 2000 com o objetivo de proteger o Cerrado. A área de preservação é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e possui território em Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho.

O que diferencia o Parque da Serra da Bodoquena de outras formações geográficas e ecossistemas, são as inúmeras cavernas, rios subterrâneos e dolinas. O calcário, rocha sedimentar que apresenta minerais solúveis, principalmente a calcita que deixa as águas cristalinas.

 

 

 

 

Fonte:CGN

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar