NotíciasSaúde

Secretaria de Saúde confirma 3 casos suspeitos da nova variante do coronavírus em MS

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, confirmou que Mato Grosso do Sul registrou três casos suspeitos da nova variante do coronavírus (Covid-19). As amostras dos pacientes estão sob análise do IAL (Instituto Adolfo Lutz) em São Paulo.

“Tem investigação sim. Estamos seguindo as normativas do Ministério da Saúde, mas até agora ainda não recebemos a confirmação”, explica Resende. Um laboratório em São Paulo faz a análise das amostras de MS. “Todas que tiverem alguma suspeita são encaminhadas para lá”, pontuou.

Em nota, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que as três amostras foram enviadas para sequenciamento e seguem em análise no laboratório de referência nacional. “Quando há algum caso suspeito com histórico de viagem a locais com circulação da nova variante ou casos com clínica e evolução diferenciadas, a área técnica e CIEVS estadual acionam o Lacen para envio de tais amostras para a referência”, pontuou o órgão.

Então, o Ministério da Saúde informa que a mutação do coronavírus atinge, além de Amazonas e São Paulo, os estados de Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Santa Catarina. E, segundo autoridades de saúde locais, há registros na Bahia e houve um episódio autóctone registrado no Rio Grande do Sul.

Essa mutação, chamada de P.1., foi identificada primeiro em Manaus. É mais transmissível, embora não se tenha confirmação de que seja mais letal. Em São Paulo, estado vizinho de MS, já são 25 casos confirmados da variante brasileira.

Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), três variantes do coronavírus estão se espalhando rapidamente por todo o mundo: B.1.1.7 (britânica), 501Y.V2 (sul-africana) e P.1. (brasileira).

 

 

 

 

Fonte:MM

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar