DestaqueNotícias

Ministério descarta 9 casos suspeito de reinfecção por coronavírus em MS

O Ministério da Saúde descartou os nove casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a pessoas detectadas com a covid-19 duas vezes “não se encaixarem na definição de caso”.

A infectologista Mariana Croda explica que este 9 pacientes tiveram dois resultados positivos em menos de 90 dias. Um dos critérios para confirmar a reinfecção é que a confirmação da covid aconteça num intervalo maior.

Cada caso tinha uma particularidade e, de início, pensou-se que todos os 9 pacientes tiveram o período assintomático de mais de 3 meses. Os que os suspeitos têm em comum é que não apresentaram anticorpos para o coronavírus.

“Estão descartados quanto à definição do ministério. Nenhum dos nossos se enquadrou na definição que eles soltaram, mas não chegou o sequenciamento ainda”, afirmou.

A médica integrante do COE (Centro de Operações de Emergência – Coronavírus) refere-se ao sequenciamento genético dos coronavírus detectados pelos exames RT-PCR (padrão ouro) feitos nos pacientes. A ideia é verifica se foi ou não o mesmo agente que causou as duas infecções. A investigação, portanto, não foi dada por encerrada ainda.

As amostras foram enviadas para análise em laboratório indicado pelo ministério. Todos os suspeitos tiveram poucos ou não apresentaram nenhum sintoma da doença.

O cenário – No Brasil, ainda não há de reinfecção comprovada. No mundo, já são 5 pacientes confirmados com covid pela 2ª vez, na Bélgica, Holanda, Hong Kong, Equador e o último nos Estados Unidos.

 

 

Fonte:CGN

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar