CidadeEducaçãoNotícias

Municipalização da Casa da Criança contribuiu para melhoria do atendimento prestado

Sob administração do Poder Público Municipal desde outubro de 2017, a antiga Casa da Criança, agora intitulada Casa de Acolhimento Raio de Sol recebeu nesta semana a doação de um veículo Fiat Doblo 0 km para auxiliar nos atendimentos da instituição. Além disso, desde que foi municipalizada, o local passou por reformas e reestruturações, inclusive na forma de atendimento, que contribuíram para que muitas crianças pudessem voltar ao convívio familiar com dignidade e respeito.

“Desde a municipalização, aproximadamente 21 crianças e adolescentes foram acolhidas, dentre elas 13 retornaram aos lares, 3 foram adotadas e 1 completou a maioridade. No momento contamos com 4 acolhidos. Isso só foi possível devido ao trabalho intenso de fortalecimento de vínculo, com apoio do CREAS nas famílias que tinha intenção e condição de reaver a guarda. Em outra frente, também buscamos a adoção para aqueles que, por algum motivo não poderiam ou não teria um lar para retornar, conquistando para essas crianças o direito de ter uma família”, detalha a responsável pelo local, Sara Narciso.

Desde que foi assumida, a Casa de Acolhimento conta apenas com um veículo Fiat Uno, que já era da instituição e estava abandonado no pátio da casa, sendo abrigo para ratos e outros animais peçonhentos. O carro passou por manutenção, para atender a instituição até a aquisição de um novo.

A Doblo, segundo Sara será fundamental no transporte das crianças e adolescentes atendidas, uma vez que a Casa de Acolhimento não se resume a estadia, mas visa garantir todos os direitos assegurados a criança e adolescente no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) como saúde, educação e lazer.

“Todas as ações realizadas na Instituição, visam à promoção da autonomia e o protagonismo das adolescentes, para que, por ocasião do desligamento dos serviços de acolhimento, tenham possibilidades sólidas de construção, assegurando uma vida digna quando forem adultas” detalha Sara.

A Casa de Acolhimento está localizada no bairro Portal do Rio Formoso.

Fonte: Redação

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar