O que oferecem os concorrentes da Netflix
2019-02-15 16:00:11
A Netflix chegou no Brasil em 2011, mas é nos últimos anos que vem popularizando o serviço de streaming no país. Agora, concorrentes de peso tentam abocanhar uma fatia do mercado oferecendo plataformas próprias e com conteúdo original, não mais ligadas a pacotes de TV por assinatura.

Diante do aumento da oferta, o que deve guiar a escolha do leitor, além do preço, são os programas, filmes e séries que mais gosta de assistir, já que cada plataforma tem seu próprio conteúdo. Tamanho do catálogo e funcionalidades oferecidas são outros diferenciais.

A Netflix ficou conhecida pelo sucesso de produções como as séries “La Casa de Papel”, “Stranger Things”, “3%”, “Samantha!”, “Você”, “Elite” e “Sex Education”, além dos filmes Roma e Bird Box. Entre as produções mais populares do HBO Go, estão “Game of Thrones”, “Westworld” e “True Detective”. Na Amazon Prime Vídeo, um destaque é a série “American Gods”. No Globoplay, séries exclusivas como “The Good Doctor” e “Killing eve”, além de filmes e séries nacionais produzidos pelo grupo, como “Que horas ela volta?” e “Assédio”, são seus diferenciais.

Enquanto os preços atuais cobrados pela Netflix por pacote são 19,90 reais (básico), 27,90 reais (padrão) e 37,90 reais (premium), a HBO Go cobra 34,90 reais por mês para permitir o acesso à sua plataforma. O Amazon Prime Vídeo é mais agressivo: cobra apenas 7,90 reais pelo conteúdo oferecido nos primeiros meses de contratação.

Outra característica que pode definir a escolha é o tamanho do catálogo. A Netflix e a Amazon Prime Vídeo não divulgam esse número, mas a HBO Go soma 2,5 mil títulos, enquanto o Telecine Play oferece 1,8 mil opções e, a Globoplay, cerca de 300 títulos, entre séries e filmes.

Funcionalidades que permitem assistir aos filmes e séries de modo mais confortável também podem fazer a diferença. A Netflix lançou recentemente recurso que permite compartilhar filmes e séries no Instagram Stories e download automático de séries para assistir offline. A Amazon Prime Vídeo também permite fazer download do conteúdo para exibição offline. Já o Telecine Play permite exibição em cinco dispositivos ao mesmo tempo.

O maior concorrente da Netflix parece ser o HBO Go. Apesar da plataforma ter sido lançada em 2012 como serviço adicional aos assinantes do canal nos pacotes de TV por assinatura, foi apenas em 2017 que passou a oferecer o serviço de modo independente nas lojas digitais, como Google Play e Apple App Store.

Na visão da empresa, a HBO Go e o pacote HBO são plataformas complementares. Enquanto na HBO Go os assinantes podem assistir as temporadas completas das séries onde e quando desejarem, outra parte do público prefere assistir ao conteúdo no canal linear.

Plataformas de TV por assinatura, como Sky e Net, são serviços de vídeo sob demanda, mas também acabam competindo com os serviços de streaming.

A movimentação no segmento não deve parar. A Disney anunciou que passará a oferecer um streaming próprio a partir do segundo semestre do ano, Já a Apple deve lançar um rival para a plataforma em abril.
Fonte: Exame
Comentrios.
Deixe um comentrio.