A 5ª edição do Cata Guavira será realizada em Bonito no final de novembro
2018-11-07 15:37:34

Cata Guavira, evento de Ecogastronomia, acontece nos dias 30 de novembro, no Sebrae em Bonito, no dia 01 de dezembro, na Feira do Produtor e finaliza com um almoço especial no dia 02 de dezembro, no Refúgio da Barra.

O evento tem como objetivo divulgar, promover, valorizar e expandir a gastronomia regional, bem como aprimorar técnicas de cozinha com a utilização de produtos regionais, propiciando também a troca de experiência e fomentando a relação entre produtor e consumidor.

O termo "Ecogastronomia" tem como significado a união entre a ética e o prazer da alimentação. Devolve ao alimento sua dignidade cultural, favorece a sensibilidade do gosto e luta pela preservação e uso sustentável da biodiversidade. Protege espécies vegetais e raças animais, contribuindo com a defesa do meio ambiente, da cozinha típica regional, dos produtos saborosos e do prazer da alimentação.

A guavira, fruta nativa que empresta o nome ao evento, é um arbusto típico do Cerrado, sua polpa é suculenta, doce e acidulada, com sementes brancas e moles espalhadas na polpa.

Na época da colheita, a visão mais comum em meio ao cerrado são pessoas com sacolas nas mãos catando as frutinhas. Por isso, na região, é familiar a expressão “catar guavira”.

A casca e a semente desidratadas têm um aroma delicioso, ideal para uso em doces e em temperos de carnes e legumes. Confere um sabor inédito aos pratos nos quais tradicionalmente se usa a noz moscada como tempero.

O evento é uma realização do Cata-Centro de Atenção & Técnicas com Alimentos Ltda, do Instituto Paulo Machado, da Associação dos Cozinheiros Profissionais do Pantanal e da Abrasel Bonito.

Conheça a programação


Fonte: Redação
Comentrios.
Deixe um comentrio.