Previsão para os próximos dias é frio intenso e pouca chuva
2018-06-14 09:23:36

Início do mês teve ajuda de névoa úmida, mas, a partir do dia 21 de junho, é melhor preparar a garrafinha de água, já que o prognóstico é de estiagem e baixa umidade relativa do ar

O solstício de inverno começa no dia 21 de junho, mas o clima gelado é sentido em Mato Grosso do Sul desde o primeiro dia do mês, com temperaturas abaixo dos 10°C e alta umidade relativa do ar, devido aos nevoeiros. No entanto, é melhor preparar o casaco e a garrafinha de água, já que o prognóstico aponta estiagem e frio intenso oscilando entre 2°C e 9°C.

A estação que divide opiniões sobre ser “amada e odiada” por muitas pessoas é marcada por noites mais longas e dias mais curtos. No dia 21 de junho, serão 10:54 h de dia e 13:06 h à noite.
O inverno é a estação mais seca e fria do ano no Centro-Oeste do Brasil e, conforme prognóstico da Estacão Meteorológica Uniderp e meteorologista Natálio A. Filho, neste ano apresenta o mais baixo índice pluviométrico no meio da estação, ou seja, estiagem.

Na agricultura a redução das chuvas prejudica a produtividade e a queda significativa da temperatura com a formação de geada, afetando culturas como café, milho e hortaliças.

Mato Grosso do Sul pode ter chuvas reduzidas em julho e agosto. O número de dias com chuva durante a estação do inverno, climatologicamente, não deve ultrapassar três dias por mês.
A temperatura do ar pode apresentar grande diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima, apresentando amplitude térmica em torno de 15°C.

Bonito terá temperatura máxima, ocasionalmente, com valores elevados (acima a 30°C) durante a estação, embora seja a mais fria do ano.

Isto ocorre devido ao bloqueio causado por massas de ar quente e secas. Este bloqueio pode estender-se por vários dias, mantendo as condições do tempo estável, com dias ensolarados, sem chuva, com baixa umidade do ar, pouca nebulosidade e com alta concentração de poluentes.

Para os próximos dias é previsto mínimas da casa dos 7°C e máximas nos 22°C até domingo, a partir da segunda-feira (18) as temperaturas voltam a subir com mínimas em torno dos 16°C e máximas na casa dos 30°C.


Fonte: Redação com CGN
Comentrios.
Deixe um comentrio.