WhatsApp contra MSN Messenger: relembre os recursos que marcaram época
2018-05-28 14:50:00
O WhatsApp é o app de mensagens mais popular no Brasil atualmente. No entanto, ainda há quem sinta falta do MSN Messenger, principal mensageiro para PC do começo dos anos 2000. Após cinco anos de seu desligamento, algumas funções do programa, que não estão no aplicativo para celulares, permanecem na memória de muitas pessoas. Alguns exemplos são os Winks, animações que ocupavam a tela inteira, e o famoso recurso para “chamar atenção”, que tremia a tela do usuário.

Para matar a saudade do MSN e conferir quais novidades o WhatsApp trouxe para as conversas online, o TechTudo separou alguns tópicos sobre os dois mensageiros. Veja o comparativo nas linhas a seguir.

Popularidade no Brasil
Segundo dados de 2007 divulgados pela Microsoft, o Brasil era o país com mais usuários no MSN: aproximadamente 30 milhões de pessoas. No mundo, eram por volta de 250 milhões de contas. O tempo passou, e o avanço tecnológico facilitou ainda mais o acesso à internet. Hoje, o WhatsApp tem cerca de 1,5 bilhão de usuários ativos no mundo, sendo 120 milhões no território nacional.

Animações

Uma das principais lembranças que os órfãos do MSN guardam do software são os Winks. Quando enviadas para um amigo, as figuras animadas “pulavam” na tela assim que a janela da conversa era aberta. Para muitos era um incômodo e um susto, que vinha acompanhado também de sons, como um homem arrotando, um emoticon mandando beijos e um porco pulando.

Além disso, o serviço de mensagens da Microsoft contava com a possibilidade de enviar letras animadas. Os caracteres eram cadastrados como emoticons apareciam automaticamente quando os respectivos códigos eram digitados na conversa.

No WhatsApp, as animações não são tão específicas ou interrompem as conversas. Com os GIFs, usuários podem enviar imagens já cadastradas no banco de dados do aplicativo, sem precisar salvá-las no celular ou no computador. Há figuras de filmes, séries, personagens e desenhos divertidos com frases.

Informações no perfil

Outros destaques do MSN Messenger eram o subnick – um espaço para escrever abaixo do apelido – e as músicas exibidas no perfil, por meio da integração entre o software de mensagens e o Windows Media Player, que identificava o que estava escutando no computador. Os recursos permitiam personalizar o perfil e muitas vezes passar algum recado para os amigos.

No WhatsApp, a personalização é mais simples, com a possibilidade de adicionar um “recado” no perfil, abaixo do nome. Muitos costumam utilizar o espaço para emojis, frases e status como “ocupado”, “disponível” ou “apenas ligações urgentes”. Para reforçar a ideia de conferir o que o amigo está fazendo no momento, o app também permite adicionar Status: histórias que ficam disponíveis por 24 horas, assim como no Instagram e no Snapchat.
Fonte: TT
Comentrios.
Deixe um comentrio.