Com ajuda da Black Friday, comércio de MS aumenta vendas em novembro
2018-01-09 12:40:50

O comércio varejista de Mato Grosso do Sul teve aumento de 0,10% no volume de vendas em novembro e acumula alta de mesmo percentual nos últimos 12 meses, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta terça-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Esse resultado foi influenciado principalmente pelas promoções da Black Friday. A receita nominal do setor nesse período subiu 0,80% em relação a outubro e 1,10% na comparação com os 12 meses anteriores.

O resultado aponta uma recuperação nas vendas, já que as lojas tiveram queda de 5,80% no movimento entre setembro e outubro.

Brasil – Conforme o IBGE, o comércio varejista nacional registrou aumento de 0,7% no volume de vendas frente ao mês imediatamente anterior, compensando a redução de 0,7% registrada em outubro.

Mato Grosso do Sul foi um dos 24 estados que acompanharam esse crescimento, cujo destaque foi Minas Gerais (6,8%). Por outro lado, entre os estados com variações negativas frente a outubro, destaca-se Tocantins (-1,8%).

Já a receita foi positiva em 23 unidades, principalmente Santa Catarina (15,7%), Rio Grande do Sul (14,8%) e Mato Grosso (14,2%).

Entre os setores do comércio pesquisados pelo IBGE, tiveram melhores resultados Outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,0%) e Móveis e eletrodomésticos (6,1%), setores de marcada presença nas vendas pela internet.

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo tiveram movimento 0,8% maior, oitavo avanço consecutivo nessa comparação.

Na outra ponta da lista, as empresas de Combustíveis e lubrificantes tiveram redução de 1,8% e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,8%), ambos compensando avanços de, respectivamente, 1,6% e 2,7% registrados no mês anterior.

Fonte: CGN
Comentrios.
Deixe um comentrio.