MS terá serviço de alerta para desastres naturais por SMS a partir de janeiro
2017-12-21 12:40:39

Os moradores de Mato Grosso do Sul vão poder receber mensagens de celular com alertas desastres naturais da Defesa Civil. A previsão é de que o serviço entre em funcionamento em 18 de janeiro. Além do Estado, o serviço também deve começar a operar em Goiás e Minas Gerais, em janeiro.

O serviço é gratuito e tem como objetivo orientar a população quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

Nesta quinta-feira (21), o sistema de alerta passou a ser oferecido no Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro. De acordo com o Governo Federal, inicialmente, os alertas foram testados por seis meses em 25 cidades de Santa Catarina e Paraná, atendendo mais de meio milhão de usuários da telefonia móvel.

​Conforme o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, a expectativa é que até março de 2018 todos os Estados brasileiros sejam contemplados.

Como se cadastrar

Para ter acesso ao serviço, é preciso cadastrar o CEP de interesse, respondendo à mensagem SMS encaminhada pelas operadoras de telefonia móvel. Também é possível encaminhar uma mensagem para o número 40199. Por enquanto, em Mato Grosso do Sul, é informado que o serviço não está disponível.

O primeiro país a utilizar este alerta foi o Japão, em 2007, e hoje em dia, mais de 20 países, entre eles o Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas oferecem serviços parecidos.

Fonte: MM
Comentrios.
Deixe um comentrio.