A díficil tarefa de escolher a primeira escola dos filhos
2017-12-15 15:34:37

Hoje em dia, as crianças iniciam a vida escolar cada vez mais cedo. Muitos pais ficam inseguros ou confusos na hora de escolher a instituição certa para matricular seus pequenos. Para encontrar a escola ideal, ou seja, a que melhor atenda aos anseios dos responsáveis, é importante se atentar para os seguintes pontos:

1) Defina extamente o que espera da escola antes de iniciar as visitas, elencando quais os pontos imprescindíveis, por exemplo ofertas de atividades extracurriculares, localização, mão de obra qualificada. Elaborar uma lista de prioridade pode fazer total diferença.

2) A escolha do estabelecimento deve ter alguma semelhança com o aspecto de vida da família e, sobretudo, da criança.

3) Conversar com pais que tenham os filhos matriculados na escola almejada pode trazer informações importantes sobre o desenvolvimento do ensino naquele local. Uma dica é aproveitar horários de entrada e de saída.

4) Ao avaliar o custo benefício, vale lembrar que o valor da mensalidade não significa qualidade de ensino. Há excelentes instituições públicas com projeto pedagógico interessante.

5) A exigência dos horários de entrada e de saída deve ser questionada, principalmente se os horários profissionais dos responsáveis forem rigorosos.

6)  Pergunte se a instituição está aberta para visitação enquanto está em atividade. Avaliar a rotina escola é interessante. Saiba também como será seu acesso à escola quando seu filho estiver estudando lá, especialmente os horários permitidos.

7) Peça para conhecer o projeto pedagógico da instituição, a filosofia de ensino e o tipo de alunos que desejam formar. Por exemplo: você pode optar por uma escola que preze principalmente a formação acadêmica, ou por uma que valorize mais a formação humana.

8) É imprescindível questionar a escola sobre quais materiais são utilizados. Muitas, hoje em dia, se baseiam principalmente em apostilas. Elas podem ser adotadas no início do ensino fundamental, mas não como único método. As crianças devem ser estimuladas de formas interessantes e criativas, que extrapolam o papel, como estudos do meio.

9) A forma de alimentação é fundamental. Se a criança tiver acesso à cantina escolar, verifique o preço dos itens vendidos e se são saudáveis. Não se esqueça de questionar se a escola permite que a família envie qualquer tipo de lanche. 

10) O método de avaliação é um assunto que merece especial atenção. Verifique como as crianças são avaliadas, se o estudo é sistematizado e há revisão de conteúdo para a avaliação.

Fonte: CE
Comentrios.
Deixe um comentrio.