Operação da PF desarticula desvio de fármacos para fabricar cocaína
2017-11-11 08:09:15

A Polícia Federal deflagrou a Operação Cordus na manhã desta sábado (11)  com o objetivo de desarticular um esquema especializado no desvio e fornecimento de produtos químicos para o tráfico de drogas.

A Operação ocorre em municípios do Rio de Janeiro e de São Paulo. Segundo as investigações policiais, o grupo criminoso desviava produtos químicos de empresas fornecedoras para utilizar os tóxicos no preparo de cocaína.

As investigações tiveram início em março deste ano. No período, a Polícia Federal encontrou 270 quilos de cocaína, 404 quilos de cafeína, 320 litros de acetona e 925 quilos de teofilina, que acredita serem de propriedade do esquema.

A Polícia conseguiu encontrar o grupo por meio do controle das empresas que comercializam produtos químicos que possam ser utilizados para refino e fabricação de drogas ilícitas.

A Operação tem 47 mandados judiciais, sendo onze de prisões temporárias. O nome Cordus faz referência ao naturalista alemão Valerius Cordus, primeiro a obter o éter no século XVI, utilizado no refinamento da cocaína.

Fonte: MM
Comentrios.
Deixe um comentrio.